Revelado Protótipo do 1º Drone Espacial Hipersônico Russo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (04/02) pelo site “Sputnik News Brasil”, destacando que foi revelado a foto do protótipo do 1º Drone Espacial Hipersônico Russo.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Revelado Protótipo do 1º Drone
Espacial Hipersônico Russo (FOTO)

Sputnik News Brasil
04/02/2019 - 07:11
Atualizado 04/02/2019 - 09:18

© Sputnik / Aleksei Danichev

A Sputnik apresenta as primeiras imagens do protótipo do veículo aéreo não tripulado reutilizável, capaz de voar na atmosfera e espaço sideral com velocidades hipersônicas.

O drone está sendo desenvolvido pela Rede Científica Internacional Ótica (ISON) a pedido da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos).

O drone será equipado com seu próprio sistema de propulsão para aceleração e, no estágio inicial do voo, será usada uma aeronave portadora, o que torna o veículo aéreo reutilizável.

© FOTO : FORNECIDA PELA ISON
Protótipo do veículo aéreo não tripulado reutilizável.

O drone poderá voar em altitudes de até 160 quilômetros a uma velocidade de Mach 7 ou colocar engenhos espaciais em uma órbita de até 500 quilômetros de altitude. Cada um desses dispositivos hipersônicos é projetado para realizar no mínimo 50 voos. 

O diretor-geral da ISON, Yuri Bakhvalov, observou que na fabricação do drone serão usados apenas componentes russos.

Segundo ele, em 2023 estão previstos cinco testes de voo. No entanto, não se planeja usar o dispositivo para fins de combate, ressaltando que o veículo aéreo não tripulado pode ser exportado.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, e enquanto isso, o nosso 14-X só fará o seu primeiro voo atmosférico em 2021 (é pelo menos o que se espera e foi divulgado pela FAB) a uma altitude em torno de 30 km e com uma velocidade de Mach 10, ou 12.340 km/h. Já o veiculo russo, como informado na nota acima, só iniciará seus testes de voo em 2023, atingindo velocidade de March 7 (8640 km/h) e podendo atingir altitudes de até 160 km colocando engenhos espaciais em uma órbita de até 500 km de altitude. A diferença aqui é que os russos estão realmente desenvolvendo um veículo para ser usado e comercializado e o veículo 14-X brasileiro não passa de um simples demonstrador tecnológico, como aliás sempre foi citado pela própria FAB.

Comentários

  1. Isso aí da imagem não é um veículo hipersônico aspirado :D É tão hipersônico quanto o X37B, acelera, vai a orbita, reentra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Bem observado, a tecnologia não é a mesma, verdade, mais tem o mesmo objetivo (segundo divulgado pela FAB) ou seja, colocar objetos em órbita. E nesse caso Bruno, o projeto russo continua sendo algo que está sendo desenvolvido pra ser útil, enquanto o projeto brasileiro não passa de um demonstrador tecnológico. Enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário