Instituto do Japão Reconhece Trabalho de Cientista do INPE

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia posta hoje (04/02) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Instituto do Japão reconheceu trabalho de cientista deste instituto brasileiro.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Instituto do Japão Reconhece
Trabalho de Cientista do INPE

Por INPE
Publicado: Fev 04, 2019

São José dos Campos-SP, 04 de fevereiro de 2019

Hisao Takahashi, que desde 1970 atua no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), será o primeiro cientista do mundo a receber o ISEE Award, concedido pelo Institute for Space-Earth Environmental Research, do Japão.

“Será muita honra receber este prêmio e entendo que a premiação é destinada a todos que trabalharam na colaboração entre o INPE e o ISEE, particularmente, no programa de Clima Espacial”, declara Takahashi.

programa de Clima Espacial (Embrace) é resultado de atividades em ciências espaciais e atmosféricas, especialmente nas áreas de geofísica e aeronomia, que estão em desenvolvimento desde a criação do INPE, em 1961.

Por meio do INPE, o Brasil hoje é capaz de realizar previsões sobre fenômenos do Sol, monitorar o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas. Este monitoramento é essencial para os setores de aviação, distribuição de energia, agricultura, telecomunicações e defesa nacional.

A cerimônia de premiação será realizada em 27 de fevereiro, durante simpósio do ISSE na Universidade de Nagoya. O instituto do Japão decidiu criar o prêmio para reconhecer pesquisadores que avançaram no entendimento de fenômenos que ocorrem no Espaço e influenciam as condições na Terra.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários