IEAv Recebe da Orbital Engenharia Projeto Detalhado do Motor Scramjet 14-X S

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto recebeu da Orbital Engenharia o projeto detalhado do Motor Scramjet 14-X S.

Duda Falcão

O Sonho do Motor Hipersônico Mais Perto
do Que Nunca!!! IEAv Recebe Projeto
Detalhado do Motor Scramjet 14-X S

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


Na segunda semana de janeiro de 2019, a empresa Orbital Engenharia completou a última fase contratual relativa à entrega da Documentação do Projeto Detalhado do Demonstrador Tecnológico Scramjet 14-X S, para fins de integração com um veículo acelerador hipersônico.

No mês de fevereiro, a contratada deverá se reunir com especialistas do próprio IEAv, além de outros do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para Revisão desse Projeto Detalhado (CDR), avaliando e ratificando as informações lá existentes.

“Finalmente estamos a ponto de dizer que alcançamos o estado esperado, como projetado, de todos os subsistemas do demonstrador Scramjet 14-X S, os quais ainda vão ser revisados na CDR, a fim de que então possamos iniciar a fabricação, qualificação e integração, o que ocorrerá ainda este ano de 2019”, comenta o gerente do projeto 14-X, Dr Israel Rêgo, da EAH do IEAv.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “Estamos cada vez mais perto de romper essa barreira tecnológica da propulsão hipersônica, que hoje é diferencial no mundo! Com a superação dessa etapa, o Brasil se coloca entre as maiores e mais desenvolvidas potências mundiais, dando a demonstração de que o domínio de alta tecnologia e de tecnologias disruptivas fazem parte de nossas capacidades e competências!”

Em 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o primeiro ensaio em voo para demonstração e operacionalização da tecnologia de propulsão hipersônica aspirada (Scramjet), a qual se reveste de ser uma tecnologia crítica com aplicação dual: Civil e militar.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Bom leitor, essa notícia é muito boa e vou ficar na torcida para que esse prazo de 2020 seja realmente cumprido. Entretanto, é preciso salientar para aqueles leitores com menos conhecimento de que esse voo não será ainda o do 14-X Waverider, e sim o de uma das variações deste projeto em desenvolvimento pelo IEAv/Orbital. Eu diria um dos passos anteriores para se chegar ao Waverider que, segundo foi noticiado, só irá voar em 2021.

Comentários