Fonte Revela Planos Russos Sobre Exploração de Recursos da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (17/02) no site do Sputnik News Brasil destacando que fonte russa revelou planos da Rússia para a exploração de recursos da Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fonte Revela Planos Russos Sobre
Exploração de Recursos da Lua

Sputnik News Brasil
17/02/2019 - 06:07
Atualizado 17/02/2019 - 06:58

© Sputnik / Anton Denisov

A Rússia planeja lançar quatro espaçonaves automáticas à Lua em 2031-2035, comunicou à Sputnik uma fonte próxima à indústria espacial.

"O complexo de pouso Luna-30 transportará à superfície da Lua um nave espacial de uso múltiplo para apoiar as missões pilotadas. O complexo de pouso Luna-31 fará chegar à Lua um rover lunar pesado, de 5 toneladas, equipado com os meios necessários para extrair recursos lunares", explicou o interlocutor da Sputnik.

Além disso, o complexo de pouso Luna-32 transportará ao satélite natural da Terra módulos com cerca de 6 toneladas de peso para construir um polígono lunar. O lançamento do aparelho orbital Luna-33 garantirá a comunicação e navegação, acrescentou ele.

O chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse na semana passada que a exploração da Lua é uma tarefa prioritária para a corporação espacial russa. A meta foi estabelecida pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Anteriormente, Rogozin informou que em 2021-2023 serão enviados à Lua os complexos de pouso Luna-25, Luna-26 e Luna-27. Será a primeira missão russa após um intervalo de 40 anos, já que a última estação soviética foi lançada em 1976.

O Luna-25 vai buscar água em forma de gelo no polo sul do satélite da Terra e testar as tecnologias de aterrissagem suave. O Luna-26 deverá examinar a superfície lunar e cartografá-la, enquanto o Luna-27 vai pegar amostras do solo.

Segundo os dados da Roscosmos, a primeira missão pilotada russa deve se dirigir à Lua em 2031, devendo posteriormente tais voos virar anuais.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, essa notícia é mais uma prova de que os Russos não estão para brincadeira e entraram de vez nessa corrida lunar, querendo inclusive colher frutos da mesma explorando comercialmente os seus recursos naturais. Espero sinceramente leitor que a nossa sociedade acorde, e que a partir desse governo haja responsabilidade com questão espacial, o Brasil não pode ficar fora dessa corrida.

Comentários