Estudantes de Campos, RJ, Vão Lançar Experimentos ao Espaço em Projeto Apoiado pela NASA

Olá leitor!

Você lembra que em dezembro do ano passado (veja aqui) postamos no Blog uma notícia de que um grupo de alunos de Campos dos Goytacazes (RJ), estes ligados ao irrequieto e ativo “Clube de Astronomia Louis Cruls”, haviam lançado ao em maio do mesmo ano experimentos no espaço no âmbito do projeto internacional “Cubos no Espaço (Cubes in Space)” apoiado pela da NASA? Pois então, uma notícia foi postada ontem (10/02) no site “G1” do globo.com destacando que uma nova equipe de alunos desta cidade do interior fluminense e novamente ligada ao “Clube de Astronomia Louis Cruls, bem como também alunos do curso de eletricista industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desta cidade , irão participar do lançamento deste ano de 2019.

Duda Falcão 

Estudantes de Campos, RJ, Vão Lançar
Experimentos ao Espaço em
Projeto Apoiado pela NASA

A ideia do projeto é incentivar os alunos a criar experimentos e lança-los
ao espaço, onde estarão expostos a condições diferentes às da Terra.

Por G1 — Campos dos Goytacazes
10/02/2019 - 10h14
Atualizado há um dia

Foto: Divulgação/Firjan
Caroline, Kethelin e Rogério são alguns dos participantes e
já começaram a pensar no experimento que enviarão ao espaço.

As caixinhas medem apenas 4 cm x 4 cm, mas carregam grandes ideias. Em cada uma delas há um experimento diferente idealizado por estudantes de várias partes do mundo, incluindo 25 de várias instituições de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

No ano passado, um grupo de estudantes campistas também participou do projeto.

O projeto Cubes in Space tem a chancela da NASA e foi criado em 2013. A ideia é incentivar os alunos a criar experimentos e lança-los ao espaço, onde estarão expostos a condições diferentes às da Terra, como radiação e microgravidade.

Os cubos viajam em um foguete e chegam a uma distância de 120 a 140 km da superfície da Terra. Depois os cubos retornam para os estudantes, que podem analisar os efeitos da viagem ao espaço.

O próximo lançamento acontecerá entre os meses de junho e agosto de 2019. Ao todo 80 cubos de diversos países serão lançados.

Caroline de Sousa, de 19 anos, Kethelin Barreto, 17, e Rogério Raash, 19, alunos do curso de eletricista industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), são alguns dos participantes e já começaram a pensar no experimento que enviarão ao espaço.

“É um privilégio participar deste projeto, uma grande oportunidade de aprendizado”, disse Rogério.

Foto: Gilberto Morais/Inter TV
Lascas de carne seca enviadas ao espaço em 2018
para estudar os efeitos da radiação e da microgravidade.

Além do experimento dos alunos do SENAI, outros sete criados por alunos de Campos também participarão do Cubes in Space 2019.

“Este é o segundo ano que participamos. Ano passado enviamos sementes e lascas de carne seca para estudar os efeitos da radiação e microgravidade nesses elementos”, disse o professor Marcelo Oliveira, coordenador geral do Clube de Astronomia da cidade, que orientou alguns dos participantes.

Os alunos já estão trabalhando nos projetos que devem ser enviados para avaliação da NASA até o final de fevereiro. Depois é a hora de colocar a mão na massa e preparar os cubos

O projeto Cubes in Space foi criado em 2013 e já enviou ao espaço cerca de 700 experimentos de 20 mil estudantes de 63 países.

Foto: Gilberto Morais/Inter TV
Os alunos já estão trabalhando nos projetos que devem
ser enviados para avaliação da NASA até o final de fevereiro.


Fonte: Site G1 do globo.com - https://g1.globo.com

Comentário: Pois é, veja que as atividades do “Clube de Astronomia Louis Cruls” coordenado pelo ativo Prof. Marcelo Oliveira já vem gerando novos núcleos educacionais nesta cidade fluminense. Parabéns ao Clube campinense e seu coordenador pelo sucesso alcançado. Sucesso sempre. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta notícia.

Comentários