Aplicativo do INPE Para Previsão de Tempestades Recebe Prêmio

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (12/02) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que aplicativo do instituto para previsão de tempestades recebeu prêmio.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Aplicativo do INPE Para Previsão
de Tempestades Recebe Prêmio

Por INPE
Publicado: Fev 12, 2019

São José dos Campos-SP, 12 de fevereiro de 2019

O SOS CHUVA - Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), venceu o Prêmio Péter Murányi 2019, destinado a trabalhos inovadores que melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento. No ano passado, o prêmio foi concedido à pesquisa que associou o vírus da Zika à microcefalia.

Um dos resultados do projeto SOS Chuva é um aplicativo que fornece informações sobre a ocorrência de tempestades, rajadas de vento e chuvas de granizo, entre outras.

Coordenado pelo pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, o projeto SOS Chuva usa uma série de instrumentos para medidas atmosféricas que fornecem dados ao estudo dos diferentes regimes de chuva do país.

Além de auxiliar na redução de mortes causadas por deslizamentos de terra e inundações, os dados do projeto podem ser aplicados para expandir a agricultura, por exemplo, diminuindo os prejuízos provocados por eventos extremos.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários