Tropeço de Bolsonaro Sobre Base dos EUA Pode Atingir Programa Espacial Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/01) no “Blog Politicando” do “Jornal O Globo”, tendo como destaque o tropeço do Presidente Bolsonaro na questão da Base Americana, situação que pode atingir o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Duda Falcão

QUESTÕES MILITARES

Tropeço de Bolsonaro Sobre Base dos EUA
Pode Atingir Programa Espacial Brasileiro

Por Roberto Maltchik
Blog Politicando - O GLOBO
11/01/2019 - 15:25

Bolsonaro em entrevista ao SBT.

Pegou mal entre negociadores brasileiros, que trabalham por um acordo com os EUA na área espacial, a declaração de Jair Bolsonaro sobre possível instalação de uma base militar americana em solo nacional.

O presidente já recuou: disse que foi mal compreendido e que o país não receberá uma base dos EUA. Ocorre que, na diplomacia e no Congresso, um dos argumentos mais pesados contra a relação BRASIL-EUA na área espacial aponta para os interesses militares dos EUA na América Latina.

Por anos, setores do Itamaraty e a indústria interessada na aproximação entre os dois países trabalham para acabar com a ideia – hoje em dia, bastante equivocada – de que o acordo espacial é a porta de entrada dos americanos no território brasileiro.

A fala de Bolsonaro realimenta teorias conspiratórias. E pode servir de argumento, especialmente para bancada do PT, contra um acordo com os EUA para o desenvolvimento do programa espacial. Este acordo trata da preservação da tecnologia estrangeira embarcada em satélites e foguetes, o chamado Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.

A base americana certamente não esta no horizonte. Mas o tropeço verbal de Bolsonaro voltará a aparecer no noticiário quando o governo estiver negociando a aprovação do agreement no Congresso.


Fonte: Blog Politicando - O GLOBO - 11/01/2019 -https://blogs.oglobo.globo.com/politicando

Comentário: Veja bem leitor, não há como negar de que o presidente Bolsonaro realmente pisou na bola na questão da Base Americana (faltou ser mais claro na sua colocação), apesar de achar que ele se referia a uma situação extrema (por exemplo por questões de segurança, no caso da instalação de uma Base Russa na Venezuela), caso a mesma venha se tornar necessária, da mesma forma que ocorreu durante a Segunda Grande Guerra quando se instalou uma Base dos EUA em Natal. Entretanto, quanto ao PEB, nem fede, nem cheira, pois esses vermes petistas de merda iriam atrapalhar a aprovação do acordo no Congresso de qualquer maneira, pois é isso que eles sabem fazer e querem fazer, ou seja, badernar.

Comentários