Professor do ITA Deve Ser Nomeado Presidente do CNPq

Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (16/01) no “Portal TERRA” destacando que o Prof. João Luiz Filgueiras de Azevedo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deve ser nomeado presidente do “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Professor do ITA Deve Ser
Nomeado Presidente do CNPq

João Luiz Filgueiras de Azevedo tem mestrado e doutorado em
Stanford; conselho enfrenta dificuldades financeiras

Por Marianna Holanda
Estadão Conteúdo
16 Jan 2019 - 00h35
Atualizado às 00h56

BRASÍLIA - O professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) João Luiz Filgueiras de Azevedo deve ser nomeado o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é hoje pesquisador em Engenharia Mecânica na instituição.

Segundo o seu currículo na plataforma Lattes, Azevedo é pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e professor do ITA, pelo qual formou-se, em 1981, em Engenharia Aeronáutica.

Foto: Reprodução/Google Street View / Estadão
CNPq é a principal agência de fomento à
pesquisa científica no País.

Ele tem ainda mestrado e doutorado na Universidade Stanford, dos Estados Unidos.

Azevedo chegou a figurar na lista tríplice para reitoria do ITA, com os professores Ricardo Galvão e Anderson Ribeiro Corrêa, que acabou sendo escolhido para o cargo. Hoje Ribeiro é o novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), indicado pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

A origem acadêmica é a mesma do astronauta e ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Se for confirmado, ele encontrará o conselho em dificuldades financeiras. O CNPq é a principal agência de fomento à pesquisa científica no País. No ano passado, o então presidente, Mario Neto Borges, divulgou uma carta criticando os cortes no orçamento da instituição. "A ciência brasileira está em risco", disse, à época.

No cargo desde 2016, Borges foi exonerado nesta terça-feira, 15, em um decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e Marcos Pontes.


Fonte: Portal Terra - 23/12/2018 - https://www.terra.com.br

Comentário: Bom leitor, eu não o conheço, mas aparentemente desde que não prove o contraio, parece ser um bom nome para o CNPq, e como é pesquisador titular do IAE, deve ter envolvimento com a área espacial, o que é muito bom, além do que não deve ter sido escolhido sem critério pelo Ministro Marcos Pontes .

Comentários