Ministro Pontes Garante a Carlos Brandão do Maranhão Trabalho Conjunto em Prol da Tecnologia e Educação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (10/01) no portal do Governo do Maranhão (Maranhão de Todos Nós) destacando que uma comitiva liderada pelo governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão, ao lado deputados federais, prefeitos e secretários estaduais estiveram dia (09/01 - quarta-feira) com o Ministro Marcos Pontes na sede do MCTIC em Brasília.

Duda Falcão

AÇÕES DO GOVERNO

Ministro Marcos Pontes Garante a
Carlos Brandão Trabalho Conjunto
em Prol da Tecnologia e Educação

Maranhão de Todos Nós
10/01/2019 16h30

(Foto: Ana Nascimento)
Reunião com o ministro Marcos Pacheco sobre investimentos
em Alcântara e avanços na educação e tecnologia.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, recebeu o governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão, junto com uma comitiva maranhense formada por deputados federais, prefeitos e secretários estaduais. Durante o encontro, ocorrido na noite de quarta-feira (9), em Brasília, Marcos Pontes ouviu as solicitações apresentadas pela comitiva – incluindo a garantia das condições de vida da população em Alcântara – e garantiu a Carlos Brandão que o governo federal trabalhará de forma conjunta em prol da cidade.

“Faremos um trabalho conjunto. Teremos que desenvolver esse projeto, que deve ser voltado para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de toda a região de Alcântara. Tudo isso é um sistema. Nossa ideia em relação ao CTA [Centro de Lançamento de Alcântara] é que tudo funcione de forma integrada”, apontou o ministro.

Durante a reunião, Carlos Brandão lembrou que existem negociações em andamento em torno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira (FAB), o que desperta grande interesse de quem atua nesse setor. Além disso, o local sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e, futuramente, realizará missões de lançamento de satélites.

“Há muito o que se trabalhar para melhorarmos nossas prestações de serviços em novas tecnologias. Recebemos essa semana a direção de um projeto que já tem 18 anos na cidade de Recife (PE) e que pretendemos aprofundar no Maranhão, que é o Porto Digital. Em nosso estado, iniciamos o já exitoso Casarão Tech e vamos investir cada vez mais nisso, preparando, inclusive, mão-de-obra qualificada para receber quem pretende atuar profissionalmente nesse ramo que só cresce em nosso estado, ao pensarmos em grandes investimentos”, destacou o governador em exercício.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, apresentou as ações realizadas em prol da educação e desenvolvimento tecnológico no Maranhão, incluindo o termo de cooperação firmado entre a Secti e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

“O objetivo foi o de apoiar a implantação do mestrado profissional em Engenharia da Computação e Sistemas Aplicados à Engenharia Aeroespacial, auxiliando o programa de pós-graduação que a Uema já desenvolve”, explicou Davi Telles.

Davi Telles também apresentou o projeto de criação da rede de doutorado profissional em Engenharia Aeroespacial, trilhado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Uema, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Outro assunto abordado durante a reunião foram os avanços do governo maranhense para aceleração de startups voltadas para novas tecnologias, inclusive no ramo aeroespacial. “Realizamos atividades itinerantes, como é o caso do projeto ‘Luminar Caravana da Ciência’ e fomento ao desenvolvimento da robótica. Além do Parque Tecnológico Aeroespacial que pretendemos desenvolver”, ressaltou Telles.

Diante dos projetos realizados pelo Governo do Maranhão, o ministro Marcos Pontes compartilhou o interesse do governo federal em levar tecnologia para o ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino. Ele se comprometeu em trabalhar para que a ciência e tecnologia seja um meio de desenvolvimento do país e de transformação social.

“Venci em meus objetivos porque priorizei os estudos. Vou lutar para que outras pessoas alcancem o mesmo destino”, declarou Marcos Pontes.

Participaram da reunião em Brasília, governador em exercício, Carlos Brandão; os deputados federais Bira do Pindaré, Pastor Gil, Júnior Marreca Filho, Pedro Fernandes e Pedro Lucas Fernandes; os prefeitos Cleomar Tema (Tuntum) e Sidrack Feitosa (Morros); e os secretários estaduais Davi Telles (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ricardo Cappelli (Representação do Governo do Maranhão em Brasília); além do pró-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Allan Kardec.


Fonte: Portal do Governo do Maranhão - 10/01/2019 - http://www.ma.gov.br

Comentário: Tomara mesmo que esses políticos tenha ido ao gabinete do Ministro Pontes com a sincera e comprometida intenção de realmente colaborar para o desenvolvimento do PEB, do seu estado e do país, e não se utilizar desta oportunidade em benefício próprio com ações maquiadas e com desvio de verbas em prol de seus nefastos interesses. Esta cultura tem de mudar para que possamos construir um país de verdade que nos traga orgulho de dizer que somos brasileiros. Ministro Marcos, cuidado, muito cuidado com as raposas, pois elas são sorrateiras, especialmente esse grupo liderado pelo Governador Flavio Dino que é comunista (PCdoB), e tem como aliado o vice-governador Carlos Brandão que esteve ai com o senhor, e que curiosamente e ligado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), partido este que em teoria é de centro-direita. Porém Ministro Pontes, existe um ditado popular que diz: “Quem com porcos se mistura, farelo come”. Abra o olho ministro, não se deixe levar pela empolgação e nem por tapinhas nas costas.

Comentários

  1. Prezado Duda. Entendo o seu desconforto quanto ao nosso governador do Maranhão ser de um partido de esquerda, mas desde que cheguei a esse Estado observo as mudanças que ocorrem no governo de Flávio Dino. Maranhão se tornou um dos Estados do norte-nordeste que mais se desenvolveu em robótica educacional; criaram-se os Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia (IEMAs), com infraestrutura muito boa ao ensino médio-técnico; apoiaram a abertura do curso de engenharia aeroespacial pela UFMA; abertura de linha de pesquisa em aeroespacial ao mestrado da UEMA; e estão em parceria com outras instituições do Nordeste para a criação de um doutorado interinstitucional na área. Desta forma, garanto que o governo daqui não anda de promessas, ao menos até esse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá jovem Prof. Brehme!

      Quanto tempo? Veja bem Prof. Brehme, não que eu não acredite no que você esteja dizendo quanto as ações nessa área de Robótica e Educação deste Flavio Dino no Estado do Maranhão, mas comunista sempre será comunista, e é preciso averiguar o que de real está por trás deste apoio, pois certamente tem coisa aí, já que, com quem porcos se mistura, farelo come. E é ainda muito mais estranho ele ter como vice-governador um politico de um partido que se diz de centro-direita. Entretanto, como disse no inicio do meu comentário, tomara mesmo que, o que tenha levado essa estranha comitiva a Brasilia seja mesmo motivos nobres unicamente em prol do povo Maranhense e Brasileiro. Porém por enquanto não acredito nisso, e o Ministro Pontes precisa ter cuidado para não se aliar com quem não merece confiança, pelo menos até que se prove o contrário. Valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário