Marcos Pontes Vai Buscar Mais Recursos Para o Programa Espacial Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (09/01) no site da Rádio Agencia Nacional da EBC, destacando que o Ministro Marcos Pontes irá buscar mais recursos para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Duda Falcão

PESQUISA E INOVAÇÃO

Marcos Pontes Vai Buscar Mais Recursos
Para o Programa Espacial Brasileiro

Por Kariane Costa
Rádio Agencia Nacional - EBC
09/01/2019 - 12h09 Brasília

A Agência Espacial Brasileira não tem tido o sucesso que poderia ter por causa da falta de investimento no setor, nos últimos anos.

A opinião é do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Em entrevista ao site do Planalto, ele disse que pretende buscar mais recursos para o Programa Espacial Brasileiro.

O ministro também citou três prioridades para sua gestão:  a criação - junto com outros ministérios -  de uma ferramenta de suporte técnico para desenvolvimento de sistemas para dessalinização de água, a ampliação da internet banda larga para áreas remotas do país e o ensino de ciência e tecnologia nas escolas de nível fundamental e médio.

O ministro falou ainda do papel da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de incentivo a estudos e projetos científicos. Disse que a ideia é abrir para parcerias com o setor privado para auxiliar e financiar novas ideias na área de pesquisa.

Segundo Marcos Pontes, a intenção é criar um ambiente de negócios propícios para as empresas do país que trabalhem com tecnologia.

Entrevista do Ministro-Astronauta Marcos Pontes exibido dia 09/01/2019 pelo programa "NBR Repórter" da TV NBR do Governo Federal.


Fonte: Site da Rádio Agencia Nacional da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) - http://radioagencianacional.ebc.com.br

Comentário: Bem leitor, todos sabem da profunda admiração que eu tenho pelo Ministro-Astronauta Marcos Pontes, não só pelo sua formação moral, mas também por acreditar que ele é uma dessas pessoas que fazem as coisas acontecerem. Entretanto leitor, mesmo achando que é desnecessário dizer ao ministro o que vou dizer, sempre é bom lembrar que os problemas do PEB são bem maiores do que a simples falta de recursos, pois do jeito que esta, mesmo que tivéssemos esses recursos que necessitamos, pouco seria realizado. O PEB passa por problemas graves de gestão, de egocentrismo entre pesquisadores (civis e militares), lei reguladora inadequada, a existência de uma politica para o setor que só existe no papel, falta de apoio politico do Governo Executivo e do Congresso, falta de seriedade e planejamento, falta de cobrança por resultados, interferência politica e de inteligência estrangeira, enfim, uma série de problemas que terão de ser equacionados para que o PEB possa realmente apresentar resultados para Sociedade Brasileira. Que a ‘Força’ esteja sempre com o senhor Ministro Marcos Pontes. Aproveitamos para agradecer aos leitores Johnatan Oliveira de Paula e Jahyt Jesus Brito pelo envio do vídeo acima.

Comentários