Diretor do INPE Convida Ministro Marcos Pontes Para Visitar o Instituto

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/12) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Ministro Marcos Pontes, durante a cerimonia de sua posse, foi convidado pelo diretor deste instituto, o Dr. Ricardo Galvão, para visitar as instalações do INPE em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

NOTÍCIA

Diretor Convida Ministro Marcos
Pontes Para Visita ao INPE

Por INPE
Publicado: Jan 07, 2019

São José dos Campos-SP, 07 de janeiro de 2019

O ministro Marcos Pontes foi convidado a visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) pelo diretor Ricardo Galvão, que prestigiou a posse do novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no dia 2 de janeiro, em Brasília.

Ao diretor do INPE, o ministro manifestou seu apreço ao Instituto e disse que fará o possível para realizar a visita enquanto acontecem os testes dos satélites CBERS-4A e Amazonia-1.

O CBERS-4A é o sexto satélite desenvolvido em parceria com a China e sua montagem, integração e testes são feitos no Brasil. Ele será transportado em maio para o lançamento, que acontece neste ano a partir de uma base chinesa. 

Já o Amazonia-1, primeiro satélite de Observação da Terra totalmente nacional, deve ser lançado em 2020. Esta é a primeira vez que o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE realiza, ao mesmo tempo, atividades para dois satélites do programa espacial brasileiro. 

Além do desenvolvimento de satélites, o INPE é pioneiro e líder em pesquisas e aplicações espaciais, especialmente para observação da Terra, monitoramento do meio ambiente e previsões meteorológicas e climáticas. Também possui papel de destaque em estudos sobre geofísica espacial, astrofísica e ciências espaciais. Por meio do INPE, o Brasil é o único país do hemisfério sul capaz de monitorar fenômenos solares, que podem afetar sistemas de comunicação e o controle do tráfego aéreo no planeta.

Ministro Marcos Pontes e diretor Ricardo Galvão,
durante a posse no MCTIC.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo e parabenizo a iniciativa do Dr. Ricardo Galvão. Inclusive leitor eu creio que agora, sem o viés politico que imperava durante os governos Petralhas, as relações entre essas duas instituições devem seguir o caminho do entendimento, pelo menos, desde que Dr. Galvão opte pelo desenvolvimento científico e tecnológico e não por fazer política ideológica de merda. O único objetivo é desenvolver o Programa Espacial do país, ponto. Se isso ficar claro em sua cabeça e em suas ações, o INPE deverá dar um salto muito grande nos próximos anos e com ele o PEB. Vamos torcer, pois só com uma gestão de qualidade, comprometida e sincronizada poderemos fazer a diferença.

Comentários