UNIVAP Divulga Vídeo da Aventura de Seus Alunos Com o Veículo Lançador de Ovo

Olá leitor!

Você tá lembrado que no inicio deste mês (05/12), postamos aqui no Blog uma notícia (reveja aqui) informando que alunos do “Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço” da “Universidade Vale do Paraiba (UNIVAP)”, haviam lançado com sucesso em (30/11) um foguete denominado “VLO-1 (Veículo Lançador de Ovos) que tinha como objetivo trazer um ‘ovo’ intacto ao solo?

Pois então, no dia de ontem (30/12) recebi do jovem “Matheus P. Vieira” (um dos membros da equipe da UNIVAP que desenvolveu e lançou este foguete) o vídeo abaixo que mostra a aventura desses jovens desde o seu inicio. Vale a pena conferir.



Vale aqui registrar leitor que as atividades da UNIVAP com foguetes remontam ao ano de 2007 (reveja aqui), quando naquela oportunidade um grupo de alunos desta universidade, sob a coordenação do Prof. Silas Camargo de Matos, estavam envolvidos no desenvolvimento de foguetes híbridos, projeto este que resultou na construção e no lançamento exitoso de um foguete batizado de "Oberon", que utilizava parafina sólida como combustível e o óxido nitroso líquido como oxidante.

Além disso, em 2009 (reveja aqui) a "Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)", mantenedora da UNIVAP assinou um convênio de natureza técnico-científica e educacional com a empresa "INOTECH – Inovação & Tecnologia", do Eng. Rene Nadi, visando desenvolver e construir micro-motores de foguetes, propelidos a biocombustível e oxigênio, bem como os seus respectivos equipamentos auxiliares. Entretanto leitor, até onde sabemos esta iniciativa infelizmente não foi a frente.

Duda Falcão

Comentários