Uma Nova Janela Para Descobertas Sobre o Universo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (17/12) no site da Agência FAPESP, destacando que o instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) está realizando desde o dia 17/12 até o dia de hoje 21/12 o "Workshop Sul-Americano em Cosmologia na Era do LSST" (Large Synoptic Survey Telescope - Grande Telescópio de Levantamento Sinóptico).

Duda Falcão

Notícias

Uma Nova Janela Para Descobertas
Sobre o Universo

Agência FAPESP
17 de dezembro de 2018

De 17 e 21 de dezembro, especialistas da área de cosmologia
observacional se reúnem no ICTP-SAIFR para falar sobre os
experimentos que serão realizados no Large Synoptic Survey
Telescope a partir de 2020.

Em seu último evento do ano, de 17 a 21 de dezembro o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará o Workshop Sul-Americano em Cosmologia na Era do LSST. 

Pesquisadores de diversos países estarão reunidos em São Paulo para discutir otimização e resultados esperados a partir dos experimentos que serão realizados no LSST (Large Synoptic Survey Telescope - Grande Telescópio de Levantamento Sinóptico).

Planejado para entrar em operação em 2020, o LSST é um telescópio com 8,4 metros de diâmetro projetado para mapear todo o céu visível. Com os dados acumulados, cientistas poderão explorar o Sistema Solar, descobrir novos fenômenos e estudar a estrutura da Via Láctea, a formação e evolução de estruturas no Universo em função do tempo cósmico e determinar propriedades da matéria e energia escura que permeiam o Universo.

De acordo com os pesquisadores da colaboração LIneA, “o sistema será o mais poderoso coletor de luz no óptico e a velocidade das observações fornecerá aos astrônomos pela primeira vez uma visão dinâmica do Universo. Ao término de 10 anos, o levantamento obterá informações para 37 bilhões de estrelas e galáxias explorando um volume de espaço sem precedentes”.

O objetivo do workshop é atrair especialistas em diferentes áreas da cosmologia observacional para discutir os desafios recentes no campo provenientes de projetos em andamento e planejados, bem como para aumentar a visibilidade e a participação da comunidade sul-americana nos mesmos. 

Sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

O evento será realizado no auditório do IFT, rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda, São Paulo.



Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários