Professor de Escola Técnica em Jacareí (SP) Usa Lançamento de Foguete Para Ensinar Matemática

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (14/12) no site do Ministério da Educação (MEC) destacando que Professor de escola técnica em Jacareí (SP) usa lançamento de foguete para ensinar Matemática.

Duda Falcão

TRILHAS DA EDUCAÇÃO

Professor de Escola Técnica em Jacareí (SP)
Usa Lançamento de Foguete Para
Ensinar Matemática

Assessoria de Comunicação Social
MEC
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018, 09h47


Motivar o aprendizado da fórmula de Bhaskara, do plano cartesiano e de tantas outras operações matemáticas lançando foguetes. Essa foi a forma que o professor Fábio Aparecido da Silva, de 44 anos, encontrou para ensinar seus alunos. Essa história você escuta no Trilhas da Educação dessa semana, programa produzido e transmitido pela Rádio MEC.

Fábio leciona na Escola Técnica Estadual Cônego José Bento, em Jacareí (SP). Para envolver os alunos em torno das questões levantadas pela matemática, o professor desenvolveu um foguete feito de garrafa pet que é fixado em uma base de tubos de PVC, num ângulo de 90º com o chão. Água e uma bomba de encher pneus de bicicleta, são o suficiente para fazê-lo ganhar os ares. A experiência, garante o professor, está diretamente ligada a teoria vista em sala de aula. “A gente vai para a parte prática. Vai resolver um problema interdisciplinar com a física e aplicando os conceitos de matemática”, destaca Fábio.

Fábio desenvolveu essa técnica há 10 anos. Após perceber os resultados positivos, ele resolveu ensinar e incentivar o uso dessa metodologia por outros educadores do país e publicou na internet um tutorial sobre como construir os foguetes.  “A minha ideia é não segurar essas coisas comigo. Eu escrevo vários artigos relatando a experiência que eu tenho com aplicações que deram certo”, afirma o docente.

Para o professor Fábio, outro aspecto importante de todo esse trabalho é o fortalecimento da turma como equipe. Ele nota que os estudantes passam a dividir as tarefas e apostam no companheirismo. “Este tipo de atividade trabalha muito o sentimento de equipe. Os alunos que têm mais experiência, ou até mesmo mais facilidade de aprendizado, trocam experiências com o colega, e acabam ajudando.

Tem grupos que conseguem fazer um bom lançamento e que ajudam outros grupos que não conseguem”, comemora.

O trabalho completo do professor Fábio Aparecido da Silva pode ser conferido em suas redes sociais.


Fonte: Site do Ministério da Educação (MEC) - http://portal.mec.gov.br

Comentário: Como é bom observar que a cada dia que passa mais e mais professores resolvem adotar o ‘Foguetemodelismo’ como meio de ensinar matemática e física aos seus alunos. Parabéns ao Prof. Fábio Aparecido da Silva da Escola Técnica Estadual Cônego José Bento, em Jacareí (SP). Quiçá fosse assim aqui na Bahia, mas infelizmente não tem sido. Uma pena e fico muito frustrado com isso. Outra coisa importante a se destacar é o interesse do MEC em divulgar esta iniciativa do Prof. Fábio Aparecido da Silva, muito bom, parabéns MEC. Aproveito para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta notícia.

Comentários