Passagem do Cometa 46P/ Wirtanen Será Transmitida Online no Domingo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada no site da revista “GALILEU” no dia de ontem (13/12) destacando que a Passagem do cometa “Cometa 46P/ Wirtanen” será transmitida online pelo “Virtual Telescope Project” neste domingo.

Duda Falcão

GALILEU - CIÊNCIA - ASTRONOMIA

Passagem de Cometa Será Transmitida
Online no Domingo; Veja Como Assistir

O cometa será o mais brilhante deste ano e sua observação
será possível a olho nu em algumas regiões do planeta

Por Redação Galileu
13/12/2018 - 09h38
Atualizado às 09h38

(Foto: ESO/Wikimedia Commons)
Composição de imagem do cometa 46P/ Wirtanen.

O pequeno cometa46P/ Wirtanen deve se aproximar da Terra no domingo de manhã, segundo a Campanha de Observação Cometa Wirtanen, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O objeto estará visível a olho nu em algumas partes do mundo, mas quem não puder observá-lo diretamente poderá acompanhar sua passagem pela internet. 

O Virtual Telescope Project vai transmitir online o fenômeno às 17h no Eastern Time (ET) – às 20h no horário de Brasília.

"O cometa Wirtanen é um dos mais brilhantes que já vimos nos últimos tempos e passará relativamente próximo de nós: cerca de 11 milhões de quilômetros, tornando-se o 20º cometa mais próximo que conhecemos", disse Gianluca Masi, astrofísico e diretor do Virtual Telescope Project, em entrevista à Newsweek.

De acordo com a EarthSky, o 46P/Wirtanen será o cometa mais brilhante deste ano, fenômeno raro na astronomia. "É visível a olho nu de lugares escuros e um alvo muito fácil para a fotográfica comum", afirmou Masi.

Ainda assim, astrônomos recomendam o uso de binóculos ou telescópios para ter uma visão melhor do evento. Além disso, é importante estar em um local escuro, sem interferência de prédios, árvores e luzes. A luz do cometa vai se estender sobre uma grande atmosfera, o que significa que ele vai parecer grande, difuso e escuro.


Fonte: Site da Revista Galileu - 13/12/2018 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários