Missão Garatéa Divulga Experimento Educacional Que Será Enviado a ISS em 2019

Olá leitor!

Pois é caro amigo, como havia sido anunciado pela galera da “Missão Garatéa”, as 14:30 horas de ontem (14/12), através de transmissão ao vivo pelo canal da missão no youtube, foi anunciado pelo Eng. Lucas Fonseca (coordenador desta missão) o experimento cientifico educacional vencedor do concurso “Missão Garatéa-ISS 2018”, experimento este que deverá ser enviado em 2019 pela NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS em inglês).

Como já havíamos anunciado, três experimentos tinham chegado a final, ou seja:

* Projeto Plantação Interplanetária: Criado por alunos da quinta série da Escola Bosque, de São Paulo, a iniciativa busca testar a influência da microgravidade em sementes de cactus durante uma viagem à Marte;

* Projeto Fermentação na Microgravidade: Alunos da sexta e oitava série do Instituto Alpha Lumens, da cidade de São José dos Campos, criaram um experimento com o intuito de verificar como a sucrose é fermentada para a produção de álcool (sacaromisis) na microgravidade;

* Projeto Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração: A ideia dos alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Xanxerê) é utilizar moringas e filtros brasileiros de barro para checar se a água consegue ser filtrada em microgravidade.

Entretanto leitor , só um desses experimentos poderia ser escolhido e o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a galera do “Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)”, Campus Xanxerê, por ter sido a escolhida, como o nosso leitor poderá observar no vídeo abaixo.


Ao mesmo tempo, gostaria de parabenizar aos alunos e professores da “Escola Bosque”, de São Paulo e do “Instituto Alpha Lumens”, da cidade de São José dos Campos (SP), por terem chegado a final, e dizer-lhes que não desanimem e continuem proporcionando aos seus alunos esta fantástica plataforma educacional. E quem sabe, a própria galera da “Missão Garatéa” encontre uma outra forma de levar os seus experimentos ao espaço, né verdade? Sucesso a todos vocês, e uma vez mais, parabéns a Missão Garatéa por esta grande iniciativa.

Já quanto aos vencedores, os louros, e creio que nesses momento os pais, alunos e professores do “Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)” devem estar vivendo um momento de muita alegria e satisfação por esta grande conquista, e a eles o Blog BRAZILIAN SPACE envia nossas felicitações e nossos votos de sucesso.

Detalhe, para aqueles leitores menos antenados, acreditem se quiser amigos, mas no Brasil nos temos sim uma Agencia Espacial, né verdade Sr. Braga Coelho?

Duda Falcão

Comentários