Alunos de Araraquara Fazem Balão Para Gravar Passagem de Cometa

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessantíssima notícia postada dia (15/12) no site “G1” do globo.com destacando que alunos do ensino médio de uma escola particular de Araraquara desenvolveram um projeto que iria registrar neste domingo (16/12) a passagem do Cometa 46P/Wirtanen (o 'Cometa do Natal') pelo planeta Terra.

Duda Falcão

SÃO CARLOS E ARARAQUARA 

Alunos de Araraquara Fazem Balão
Para Gravar Passagem de Cometa

Eles pretendem fotografar o 46P Wirtanen, que se aproxima da Terra no domingo (16).

Por G1 São Carlos e Araraquara
15/12/2018 - 16h25
Atualizado há 10 horas

Alunos de escola em Araraquara fazem balão para
gravar a passagem de um cometa na terra.

Alunos do ensino médio de uma escola particular de Araraquara desenvolveram um projeto que irá registrar a passagem de um cometa pelo planeta Terra neste domingo (16).

O projeto é dos estudantes Matheus Artur de Faria e Gabriela Stuche Monteiro, que são amigos de longa data e gostam de desvendar os mistérios dos números. A parceria entre os dois começou quando Gabriela foi ajudar Matheus com as dificuldades dele nas aulas de história.

“Depois disso eu e ele não queríamos deixar o projeto morrer. Daí, quando vimos os eventos astronômicos do ano que a NASA e o pessoal da União Europeia mostram, a gente falou: ‘nossa vai passar um cometa, podemos tentar filmar, porque chegar ao cometa a gente não vai conseguir’”, contou Gabriela.

O Projeto

Foto: Reprodução/EPTV
Alunos de escola em Araraquara fazem balão para
gravar a passagem de um cometa na terra.

Com a orientação do professor de física, eles desenvolveram um balão que será enviado para a estratosfera terrestre e vai gravar a passagem do cometa 46P Wirtanen, que se aproxima da Terra no domingo (16) e poderá ser visto a olho nu.

“A gente vai soltar o balão aqui em Araraquara, ele vai subir até a estratosfera, por volta de 29 km, lá vai ter temperatura de até -40°C e desde o começo a plaquinha já vai registrar todos os dados”, explicou Matheus.

Foto: Reprodução/EPTV
Alunos de escola em Araraquara fazem balão para
gravar a passagem de um cometa na terra.

Os cálculos de precisão ajudaram para que o projeto saísse do papel. A parte eletrônica vai dentro de uma caixa de isopor que é para evitar que o equipamento congele na estratosfera. Junto, tem uma bateria e o medidor de temperatura. A câmera vai do lado de fora registrando as imagens. Um GPS deve mostrar o lugar exato que o balão vai cair para que Matheus e Gabriela possam encontrá-lo depois.


“Como o cometa vai ficar visível por muitos dias esperamos conseguir uma imagem boa e fazer um bom mapa das estrelas”, afirmou Gabriela.

Para que os dados pudessem ficar mais próximos da realidade e evitar erros, os alunos também desenvolveram um calculador que dá informações específicas de Araraquara.

”A gente usou a linguagem de programação Python para gerar gráficos, fazer os cálculos e a gente só foi adicionando as formulas, fazendo o computador entender isso, e com vários testes batemos a maioria dos resultados”, disse Matheus.

Foto: Reprodução/EPTV
Alunos de escola em Araraquara fazem balão para
gravar a passagem de um cometa na terra.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 15/12/2018

Comentário: Simplesmente sensacional a iniciativa desses jovens, e parabéns a a escola deles pelo apoio. Espero que o G1 faça uma outra reportagem divulgando o resultado desta iniciativa. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio do vídeo que acompanha essa matéria.

Comentários

Postar um comentário