Engenharia Aeroespacial: O Que Você Precisa Saber

Olá leitor!

Segue abaixo um interessante artigo postado ontem (08/11) no site do Educa Mais Brasil (E+B Educação) tendo como destaque  o que você precisa saber para cursar e atuar na área de Engenharia Aeroespacial.

Duda Falcão

CARREIRA

Engenharia Aeroespacial:
O Que Você Precisa Saber

Saiba mais sobre o curso e a área de atuação desse profissional

Por Adriele Oliveira
Fonte: E+B Educação 
08/11/2015


O curso de Engenharia Aeroespacial tem como objetivo formar profissionais capacitados a projetar, construir e realizar manutenção e inspeções necessárias em veículos espaciais: satélites, lançadores suborbitais, foguetes, helicópteros e aviões. Essa área também está relacionada ao gerenciamento das atividades que ocorrem no espaço e aos sistemas de coordenação do tráfego aéreo. 

Nos anos iniciais da graduação, o aluno tem uma formação básica comum aos cursos de Engenharia, como Física, Química e Computação. Nos anos seguintes, o foco é para as disciplinas específicas da Engenharia Aeroespacial, como Mecânica de Voo, Estruturas Aeroespaciais, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e Sistemas de Propulsão. Além do conteúdo teórico, o aluno tem contato com muitas atividades práticas em laboratórios, onde ele projeta, constrói e testa sistemas e protótipos.

A graduação em Engenharia Aeroespacial tem duração média de 5 anos, distribuídos em 10 semestres letivos. Como ainda é um campo em desenvolvimento no Brasil, somente algumas instituições de ensino públicas oferecem essa graduação, entre elas: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos, São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Joinville. 

O Mercado de Trabalho Para Engenharia Aeroespacial

O aquecimento da indústria aérea e de comunicação tem contribuído para a expansão do mercado de trabalho para o Engenheiro Aeroespacial. Ainda são necessários mais investimentos no setor aeroespacial no Brasil, no entanto, há uma demanda por profissionais capacitados, devido ao elevado grau de conhecimento exigido dos Engenheiros Aeroespaciais.

O curso de Engenharia Aeroespacial prepara o profissional para atuação na indústria aeroespacial, na projeção de satélites e foguetes, desde o seu lançamento até a operação. Assim como na manutenção de aviões em grandes companhias aéreas. Outra área possível de atuação é em institutos de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.


Fonte: Site da E+B Educação - https://www.educamaisbrasil.com.br

Comentário: Pois é leitor acho que estas informações serão uteis para quem quiser cursar e trabalhar nesta área de Engenharia Aeroespacial. Boa sorte a todos.

Comentários