Nanosatélite Com Tecnologia 100% Nacional Está Previsto Para Ser Lançado em 2020

Olá leitor!

O programa “Repórter Brasil” da TV Brasil, exibiu no (14/11) uma interessante reportagem sobre o desenvolvimento do nanosatélite “VCUB-1” (já abordado aqui no Blog), satélite este considerado como sendo o primeiro satélite com tecnologia 100% nacional desenvolvido pela indústria brasileira, e tendo como previsão de lançamento o 1º semestre de 2020. O nanosatélite está sendo desenvolvido pela VISIONA (empresa que é resultado de uma parceria entre a Telebrás e a Embraer) e seus parceiros .

Na verdade o projeto do “VCUB-1” consistirá no desenvolvimento de um nanosatélite em uma plataforma “CubeSat 6U”, de aproximadamente 10 kg, com dimensões de 30 x 20 x 10 cm, mas que será de grande importância para a prevenção de desastres. Este projeto permitirá também o desenvolvimento e validação de tecnologias espaciais pela VISIONA e seus parceiros, tendo como destaque o desenvolvimento dos sistemas de navegação, guiagem e controle (AOCS), de supervisão de bordo (OBDH) e de rádio definido por software (SDR), que são no momento, as principais lacunas tecnológicas da indústria espacial brasileira.

Equipado com uma câmera óptica multiespectral com resolução melhor que 4 metros e 4 bandas espectrais e de um sistema de coleta de dados reconfigurável via software, o “VCUB-1” será capaz de realizar missões antes só destinadas a satélites de porte bem superior. Veja abaixo esta reportagem exibida TV Brasil.

Duda Falcão

Comentários