Governo Extingue a Alcântara Cyclone Space por Medida Provisória

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/11) no site “Tele.Síntese” destacando que o Governo TEMER extingue a Alcântara Cyclone Space (ACS) por medida provisória.

Duda Falcão

GOVERNO

Governo Extingue a Alcântara Cyclone
Space por Medida Provisória

Empresa binacional custou mais de R$ 480 milhões aos cofres públicos
sem nunca lançar um foguete, objetivo de sua criação em 2003

Da Redação
Tele.Síntese
26 de novembro de 2018


O governo editou a Medida Provisória 858 para extinguir a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, além de decreto regulamentando os trabalhos de inventariança da companhia. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ficará responsável pelos procedimentos administrativos relativos à inventariança da extinta empresa, em coordenação com o Ministério do Planejamento. O inventariante indicado é Reginaldo dos Santos.

A ACS foi criada em 2003, em parceria com a Ucrânia, para lançar foguetes produzidos no país do Leste Europeu a partir do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão. A empresa custou mais de R$ 480 milhões aos cofres públicos sem nunca ter lançado um foguete. Um dos problemas enfrentados foi a briga judicial referente à posse do terreno da base de Alcântara, reivindicada por quilombolas.

O governo tenta extinguir a empresa há mais de dois anos, mas encontra resistência da Ucrânia, que ameaça cobrar multa milionária prevista no acordo assinada entre os dois países. A união denunciou o acordo.


Fonte: Site Tele.Síntese - http://www.telesintese.com.br/

Comentário: Pois é, gostaria mesmo que fosse fácil assim, mas do outro lado estão os Ucranianos que estão processando o Brasil e eles não irão deixar barato. Além do mais, essa atitude do Governo TEMER me parece para tentar evitar uma auditoria que se for feita, irá implicar muita gente que se beneficiou com este desatino, propositalmente criado pelo presidiário por questões politicas. Um tremendo erro que desde o inicio o Blog BRAZILIAN SPACE foi contrario, inclusive na época criou uma petição solicitando o encerramento do mesmo ou novas negociações visando torna-lo benéfico para o Brasil. Grande parte da comunidade espacial na época era contrária ao acordo por diversas razões, e não foi dado ouvidos a essa Comunidade, ao mesmo tempo em que seus envolvidos eram beneficiados. Se houver uma auditoria nessa vergonha, vão chegar a números muito maiores do que os sinalizados nesta matéria. O Blog BRAZILIAN SPACE abraça a ideia de uma total e irrestrita Auditoria em todo Programa Espacial Brasileiro (PEB) e esperamos que o Governo Bolsonaro, que já sinaliza em fazer auditorias no BNDES e na Petrobras, se sensibilize com a situação do PEB e faça essa auditoria que muito ajudaria o Programa Espacial do país. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Rui Botelho pelo envio dessa noticia.

Comentários