Especialista Comenta Futuro do Programa Aeroespacial Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (01/11) no site do Sputnik News Brasil destacando que o especialista Oswaldo Loureda comentou futuro do Programa Aeroespacial Brasileiro.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Especialista Comenta Futuro do
Programa Aeroespacial Brasileiro

Sputnik News Brasil
01/11/2018 - 19:00
Atualizado 01/11/2018 - 19:27

© Foto : Divulgação/MD

O engenheiro espacial e coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UniAmérica Oswaldo Loureda acredita que a escolha do astronauta Marcos Pontes para o Ministério da Ciência e Tecnologia foi a "melhor escolha" feita pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Membro do Congresso Aeroespacial Brasileiro, Loureda destaca que é importante que o setor tenha "acesso direto" ao presidente e recursos. Ele também destaca que as seguintes medidas são importantes para o programa aeroespacial: envolvimento da academia, de empresas de tecnologia e uma parceria entre os militares e setores civis.

O professor da UniAmérica também defende que o investimento em ciência e tecnologia traz retornos ainda maiores para a sociedade. Ele cita como exemplo a Embraer, uma das maiores empresas do setor no mundo e que nasceu dentro de uma universidade pública.

"Você reduz a pobreza do país quando coloca satélite em órbita com a geração de imagens e sensoriamento remoto. Com satélites, você consegue ter safras muito melhores. Você consegue implementar a colheita de forma melhorada."

Centro de Lançamento de Alcântara

Loureda afirma que o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, tem um "potencial enorme" para ser explorado. Localizada em ponto estratégico, a base tem acesso direto ao Oceano Atlântico, numa área despovoada, onde é possível realizar lançamentos em linha reta e aumentar a carga do foguetes lançados. 

"Alcântara continua como centro ativo, temos um pessoal extremamente técnico e competente da Força Aérea tomando conta de lá. É uma base utilizada diversos momentos por ano. É usada para lançamento de foguetes de treinamento, são uma série de ações — até mesmo de auxílio de outros programas espaciais, como o europeu."



Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, concordo em gênero, numero e grau com o Eng. Oswaldo Loureda, isto é, desde que o acordo com quem quer que seja assinado, seja confeccionado de forma que não traga prejuízos e insegurança estratégica e de soberania ao Brasil.

Comentários