CLA Realiza Com Sucesso o 492º Lançamento na Operação Falcão III/ 2018

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada de hoje (08/11) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que este centro de lançamento realizou ontem (07/11) o  492º lançamento na "Operação Falcão III/ 2018".

Duda Falcão

CLA Realiza 492º Lançamento
na Operação Falcão III/ 2018

08/11/2018


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quarta-feira (07/11) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão III/ 2018. A atividade envolveu toda equipe operacional do Centro e teve por objetivo a preparação, lançamento e rastreio do foguete, visando o treinamento operacional do Centro e ainda, a obtenção de dados de seus instrumentos para a verificação de desempenho do veículo. A operação, iniciada na última segunda-feira (05/11), contou também com a aferição prévia dos meios de localização e rastreio do CLA, através do Exercício Ícaro III, onde foi realizado o rastreio da aeronave C-98 Caravan em apronto à operação de lançamento.

O lançamento ocorreu às 13h30 pelo horário local (14h30 HBV) e o veículo atingiu 31 quilômetros de altitude máxima em um minuto e 17 segundos. Da plataforma de lançamento no CLA até o local de impacto em mar, o FTB percorreu 11 quilômetros em linha reta. O tempo total de voo do foguete foi de 2 minutos e 44 segundos, sendo rastreado pelos radares Adour e Atlas do CLA, que realizam o acompanhamento de trajetória dos foguetes lançados. Foram coletados dados pelas três antenas de telemedidas do Centro (Stella 43, Stella Secundária e Zodiac), que fornecem informações em voo das condições dos foguetes lançados. Durante a atividade foi realizada a operação assistida com os técnicos responsáveis pela recente revitalização da Antena Stella 43, principal meio de coleta de dados via telemetria do Centro.

“Temos trabalhado intensamente para sempre manter a alta disponibilidade de todos os nossos sistemas e equipamentos, visando operações maiores e mais complexas. Nossa expectativa é que, com os resultados da operação realizada hoje, possamos seguir rumo à realização da Operação Mutiti em atendimento ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e à comunidade científica nacional, com o lançamento do foguete VS-30 portando experimentos científicos e tecnológicos”, explicou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.

O FTB foi o 492º veículo lançado do CLA, em um total de 103 operações realizadas. O lançamento anterior também foi de um FTB, ocorrido há exatamente duas semanas, como parte da Operação Falcão II/ 2018.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Pois é leitor, ao que parece o IAE/CLA estão realmente se preparando para realizar ainda este ano a tão esperada Operação Mutiti. Vale aqui chamar atenção que aparentemente o IAE/CLA vem tendo mais cuidado (sendo mais discreto) com a divulgação dessas operações, o que é muito positivo para o PEB diante das ações de inteligência que vem ocorrendo no país. Se for esta mesmo a razão o Comando da Aeronáutica (COMAER) está de parabéns por adotar esta nova politica.

Comentários