INPE e Marinha Aumentam Limites na Meteorologia e Oceanografia

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/10) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que este instituto e a Marinha aumentam limites na Meteorologia e Oceanografia.

Duda Falcão

NOTÍCIA

INPE e Marinha Aumentam Limites
na Meteorologia e Oceanografia

Por INPE
Publicado: Out 10, 2018

São José dos Campos-SP, 10 de outubro de 2018

A parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Marinha do Brasil (MB) está proporcionando a ampliação dos limites das previsões numéricas em meteorologia e oceanografia. Este é um resultado do protocolo de intenções firmado em agosto pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, e a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN/MB).

Por meio da cooperação técnica entre as instituições, o CPTEC/INPE ampliou os limites da área abrangida pelo modelo numérico de previsão do tempo Weather Research and Forecasting (WRF), com o intuito de englobar as regiões de responsabilidade do Brasil quanto à geração e à divulgação de produtos meteoceanográficos, conforme previsto na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), da qual o país é signatário.

Essa alteração dos limites de abrangência permitirá, entre outras possibilidades, que as informações relativas à previsão de vento fornecidas pelo modelo processado no CPTEC/INPE sirvam como insumos para o desenvolvimento de produtos de corrente oceanográfica e de ondas, gerados, respectivamente, pelos modelos HYbrid Coordinate Ocean Model (HYCOM) e Wave Watch 3 (WW3), processados no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Dessa forma, o Serviço Meteorológico Marinho (SMM) passará a contar com um produto oceanográfico apoiado por aquele centro de pesquisas e poderá realizar intercomparações entre os modelos, a fim de prover a melhoria de sua modelagem oceânica e de águas rasas.

A maior área de abrangência do modelo regional WRF do CPTEC/INPE contribuirá, adicionalmente, para a manutenção da qualidade dos serviços prestados no âmbito do SMM, uma vez que possibilitará que a DHN possua um produto em forma de backup, gerado e armazenado em outra instituição, o que conferirá redundância e aumentará a confiabilidade do sistema, em prol da Segurança da Navegação e Salvaguarda da Vida Humana no Mar.

A sinergia decorrente da parceria entre o INPE e a MB, além da economia de recursos do Orçamento da União, propiciará o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico-científico do país.

Limites da região abrangida pelo modelo numérico 
de previsão do tempo Weather Research and
Forecasting (WRF) do CPTEC/INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários