Workshop no INPE Apresentará Resultados do Monitoramento do Cerrado

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/09) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Workshop no  instituto apresentará resultados do Monitoramento do Cerrado.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Workshop Apresentará Resultados
do Monitoramento do Cerrado

Por INPE
Publicado: Set 06, 2018

São José dos Campos-SP, 06 de setembro de 2018

A tecnologia para a produção de dados e ações destinadas ao controle do desmatamento do Cerrado serão apresentadas durante um workshop que acontece em Brasília nos dias 27 e 28 de setembro. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento faz parte do projeto "Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no Cerrado brasileiro".

Especialistas em monitoramento ambiental e usuários de dados de desmatamento participarão do workshop, que mostrará informações atualizadas sobre o Cerrado no período de 2000 a 2017. Também será abordada a aplicação dos dados do INPE no controle das cadeias produtivas de grãos e da carne.

O PRODES Cerrado, mapeamento anual completo do desmatamento deste bioma, é resultado do Programa de Investimento Florestal (FIP) do Banco Mundial, assim como o DETER Cerrado, este para produção de dados voltados à fiscalização e controle do desmatamento do segundo maior bioma da América do Sul.

Com dois milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado corresponde a 24% do território brasileiro e abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná e São Paulo.

Somados aos dados já produzidos pelo INPE para a Amazônia, o projeto FIP Cerrado garante uma base de informações sobre o desmatamento em áreas de vegetação natural de 73% do território brasileiro.

Mais informações: www.inpe.br/workshopfipcerrado


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários