Simpósio das Nações Unidas em Natal Terá Atividades Com Cubesats

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/09) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando Simpósio promovido pelas Nações Unidas (ONU), em Natal, terá atividades com cubesats.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Simpósio das Nações Unidas em
Natal Terá Atividades Com Cubesats

Por INPE
Publicado: Set 06, 2018

Um workshop prático de desenvolvimento e operação de cubesats será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nos dias 9 e 10 de setembro em Natal (RN). O evento é parte da programação do Simpósio ONU/Brasil em Tecnologia Espacial Básica - Criando Novas Oportunidades com Missões Espaciais de Pequenos Satélites.

O workshop será ministrado por Walter Abrahão e Lázaro Camargo, especialistas do INPE que desenvolveram kits com os subsistemas de um cubesat. Na oportunidade, também serão apresentadas as aplicações de cubesats em missões espaciais como a do projeto Raiosat, em desenvolvimento no INPE. 

Na quarta-feira (05/09), a empresa Orbital Engenharia entregou ao INPE painéis solares de cubesats que farão parte dos kits e serão usados no workshop de cubesats em Natal.

Simpósio das Nações Unidas

O simpósio "Criando Novas Oportunidades com Missões Espaciais de Pequenos Satélites”, de 11 a 14 de setembro, será realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Com o objetivo de promover a tecnologia espacial básica com o uso de nanossatélites, o evento é uma iniciativa da UNOOSA (sigla para Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior) e conta com o apoio do INPE.

Entre as atividades do Centro Regional do Nordeste do INPE, em Natal, destaca-se a inovação tecnológica realizada em parceria com universidades no desenvolvimento de pequenos satélites, especialmente cubesats.

Mais informações:

Entrega dos painéis solares de cubesats ao INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, e o Dr. Otávio Durão do “INPE-SJC” já havia me falado deste simpósio ao qual mantive como “Postagem Destaque da página do Blog” até o dia de hoje. Muito bom saber também que o “Projeto Raiosat” já se encontra em desenvolvimento no INPE, coisa que até então eu desconhecia. Em breve farei uma postagem sobre os nanossatélites que se encontram em desenvolvimento atualmente no país, para que você leitor possa observar o crescimento deste seguimento espacial no Brasil. Vale lembrar que atualmente dois nanossatélites já se encontram prontos para lançamento, só esperando a disponibilidade do foguete. São eles o ITASAT-1 e o NanosatC-Br2.

Comentários