Parque Tecnológico de Sorocaba Contará com Base de Representação do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (12/09) no site “Sorocaba Fácil” destacando que o Parque Tecnológico desta cidade do interior paulista contará com uma base de representação do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Duda Falcão

Parque Tecnológico Contará com Base
de Representação do Instituto de
Estudos Avançados

O IEAv é uma organização de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento
de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica;
Memorando de Cooperação foi assinado pelo prefeito José Crespo

Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba Fácil
12/9/2018 - Sorocaba – SP

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) passará a contar com uma base de representação do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), uma organização de cunho científico-tecnológico ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica. A assinatura do Memorando de Cooperação Tecnológica aconteceu na tarde desta terça-feira no gabinete do prefeito José Crespo e contou com participação do diretor do IEAv, o professor doutor e coronel-aviador Lester de Abreu Faria. Também estiveram presentes secretários municipais, dirigentes do PTS, Inova, de faculdades e universidades, escolas técnicas (ETEC’s), além do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).

O objetivo da parceria é estabelecer as bases gerais de um regime mútuo de cooperação científica e tecnológica entre o IEAv e o PTS, transferindo conhecimento às instituições de ensino superior que estão instaladas no Parque Tecnológico, assim como às empresas associadas.

Durante o encontro, o diretor do Instituto fez uma apresentação aos presentes sobre IEAv, cuja sede fica na cidade de São José dos Campos, seus objetivos e ações de inovação e alta tecnologia. Atualmente, o instituto concentra esforços nas seguintes áreas: Aerotermodinâmica e Hipersônica; Geointeligência; Lasers, Óptica e Aplicações; Sensores e Atuadores e Tecnologia Nuclear Aplicada.

Na visão do IAEv, o termo formaliza a possibilidade de novas parcerias e a abertura para que o instituto colabore com as empresas e instituições e universidades de Sorocaba e região. “O IEAv é uma instituição de excelência e de referência internacional em pesquisas de tecnologias avançadas no campo aeroespacial, focada no desenvolvimento de tecnologias estratégicas para a Força Aérea Brasileira. Esses trabalhos, no entanto, também podem e são aplicados em processos da indústria”, explicou o coronel-aviador Lester de Abreu Faria, diretor do IEAv.

Grande Momento Para Sorocaba e Região

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, destacou a importância do Termo de Cooperação. “A ideia é a de que o PTS atue como mediador entre tecnologias oferecidas pelo instituto e as universidades e empresas. Estamos concluindo, até novembro, o nosso Laboratório Aeroespacial, que a partir daí deverá contar com essa representação do IEAv”, afirmou.

O diretor-executivo da Inova, Nelson Cancellara, agradeceu ao prefeito José Crespo pelo apoio que a atual administração tem dado ao PTS. Opinião que foi compartilhada pelo empresário e presidente da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), Paulo Moreira. “Sorocaba é uma cidade que me surpreende em sua capacidade de fomentar a inovação e tecnologia. E isso se deve também graças ao apoio do poder público municipal”, disse Moreira.

O vereador Péricles Régis, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Legislativo, também elogiou a iniciativa. “Quero aqui fazer um elogio ao senhor prefeito que, com essa medida, tem olhado para o futuro. Muitos políticos só pensam em ações imediatistas, ou seja, durante o tempo de seus mandatos”, disse o vereador.

O prefeito José Crespo destacou as semelhanças entre Sorocaba e São José dos Campos e afirmou que elas deverão se intensificar ainda mais no desenvolvimento de inovação e tecnologias. Destacou a importância da cooperação entre o PTS e o IEAv. “Por isso, o encontro entre as duas instituições marca um grande momento para o planejamento estratégico não só para Sorocaba, mas para toda a região, por meio de interação, cooperação e sinergia entre universidades, empresas, organizações e agências de fomento nacionais e internacionais”, disse.


Fonte: Site Sorocaba Fácil - https://www.sorocabafacil.com.br

Comentário: Grande iniciativa leitor, e na verdade já havia até sido informado sobre a assinatura deste memorando entre o IEAv e a Prefeitura de Sorocaba, pelo jovem estusiasta da área espacial Ronaldo Matos que, inclusive em breve enviará um artigo com a sua visão sobre esta nova parceria e os planos do parque Tecnológico de Sorocaba para esta área. Vale lembrar também que, semanas atras o Eng. Lucas Fonseca (coordenador do Consorcio Garatéa) esteve na cidade de Sorocaba apresentando o Projeto Garatéa-ISS para o Centro de Referência de Educação (sede da Secretária de Educação de Sorocaba), bem como também a galera do Parque Tecnológico.(veja aqui)

Comentários

  1. Olá Duda,

    Só adornando ou corrigindo seu comentário, é bom enfatizar que "estudante da área espacial" é um termo generoso que você me da pela amizade e reconhecimento do meu esforço pela área, mas que não possuo nenhum vinculo com curso acadêmico, muito menos da área espacial, você sabe que tenho estudado pra esse vinculo existir no inicio de 2019.

    Só pontuei tudo isso pois sabemos o motivo.

    Em breve estarei te enviando um relato informativo sobre as principais atividades que acontecem na cidade de Sorocaba, não apenas nas faculdades, universidades, PTS e também projetos pessoais de entusiastas amadores.

    Um grande abraço
    Ronaldo P.Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo!

      Que assim seja jovem amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário