O PESE no 15º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional”

Olá leitor!

No período de 27 a 31 de agosto deste ano foi realizado nas instalações da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga-SP, o “15º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional”, evento este onde diversas questões do Setor de Defesa foram debatidas e apresentadas e dentre eles questões da área espacial.

Durante este evento, o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar de Aguiar, da “Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais” da Força Aérea Brasileira (CCISE/FAB), esteve na AFA apresentando aos presentes o “Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)”.

Assim sendo, trago agora para você leitor a apresentação exibida pelo Major-Brigadeiro durante este evento que é muito esclarecedora em relação quais serão todas ações do PESE, inclusive esclarecendo de uma vez (para mim estava ainda confuso) do que se trata esse tal Programa VL-X.

Como o leitor mesmo poderá notar, diferentemente do que se pensava o tal Programa VL-X não se trata do desenvolvimento de um único veiculo lançador de Satélites, e sim de dois deles que viriam a se juntar ao já alemanizado VLM-1, lançador este que terá capacidade de colocar cargas uteis de até 50 kg em orbitas de até 300 km.

O primeiro dos veículos deste Programa VL-X será denominado de Aquila-1, com capacidade de colocar cargas úteis de até 300 kg em orbitas de até 500 km, e o segundo deles será denominado de Aquila-2, com capacidade de colocar cargas úteis de até 500 kg em orbitas de até 700 km.

Veja na integra abaixo (em arquivo pdf) esta apresentação que é muito interessante e esclarecedora. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Luiz Henrique Marçal Machado pelo envio deste interessante arquivo.

Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Aguiar de Aguiar – CCISE/FAB

Duda Falcão

Comentários