INPE e Marinha Unem Esforços e Aprimoram Serviços Meteorológicos

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (04/09) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando este instituto e a Marinha do Brasil unem esforços e aprimoram Serviços Meteorológicos.

Duda Falcão

NOTÍCIA

INPE e Marinha Unem Esforços e
Aprimoram Serviços Meteorológicos

Por INPE
Publicado: Set 04, 2018

São José dos Campos-SP, 04 de setembro de 2018

Um protocolo de intenções entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Marinha do Brasil irá facilitar o intercâmbio de dados e a melhoria de produtos e serviços meteorológicos. O documento foi assinado no dia 9 de agosto durante a visita do vice-almirante Antonio Fernando Garcez Faria, diretor de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha, ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, em Cachoeira Paulista (SP).

"A vinda da comitiva da Marinha é um marco, que representa a valorização e o avanço em nossas atividades", declara Antonio Divino Moura, coordenador do CPTEC/INPE, que apresentou as instalações e os principais projetos do Centro ao diretor da DHN. "Estamos abrindo perspectivas de pesquisa conjunta em meteorologia marinha".

A assinatura do protocolo com a Marinha formaliza e, também, reforça os laços entre as instituições. "O INPE mantém relacionamento com todos os órgãos da meteorologia nacional desde o início da operação do CPTEC, na década de 1990. Este é um momento em que é fundamental a união de esforços. Com a Marinha, podemos juntos buscar recursos para a realização das demandas da meteorologia nacional", ressalta Moura.

O coordenador do CPTEC/INPE destaca a importância da parceria com a Marinha, responsável por uma área maior do que a de todo o território nacional. "A atuação da DNH abrange atividades de proteção, navegação e exploração de petróleo, além de estudos oceanográficos. O intercâmbio de dados irá melhorar as previsões de tempo e clima, o monitoramento das condições ambientais da costa brasileira e ainda permitir a criação de novos projetos e pesquisas de interesse de ambas as instituições".



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários