Abertas Inscrições Para Experiências Espaciais a Bordo da Estação Espacial Chinesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que estão abertas inscrições para experiências espaciais a bordo da Estação Espacial Chinesa.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Abertas Inscrições Para Experiências
Espaciais a Bordo da Estação Espacial Chinesa

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 10/09/2018 - 15h49
Última modificação: 10/09/2018 - 20h29

Representação da Estação Espacial Chinesa.

Cientistas de todo o mundo interessados em tecnologia espacial e em realizar atividades de exploração espacial podem se inscrever até o dia 30 de setembro de 2018, no programa de Cooperação das Nações Unidas/China na Utilização da Estação Espacial da China, no âmbito da iniciativa de Tecnologia Espacial Humana do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA-HSTI).

Por meio dessa iniciativa, o UNOOSA em parceria com a Agência Espacial Managed da China (CMSA) visa capitalizar as habilidades tecnológicas e inovadoras do governo chinês para beneficiar os Estados Membros das Nações Unidas, em particular os países em desenvolvimento, contribuindo assim, com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio do aumento de acesso ao espaço.

A iniciativa é implementada em conjunto pelo UNOOSA e pelo CMSA e fornece aos cientistas de todo o mundo a oportunidade de realizar suas próprias experiências a bordo da Estação Espacial da China (CSS). É um programa inovador, focado no futuro que visa abrir atividades de exploração espacial a todas as nações e criar um novo paradigma na construção de capacidades em ciência e tecnologia espacial.

O anúncio de oportunidade (AO) é o primeiro convite para experiências científicas a bordo do CSS no âmbito do programa. O manual fornece informações técnicas detalhadas sobre o CSS e seus recursos para cooperação internacional. Os candidatos precisam fornecer sua proposta de experiências espaciais e informações sobre sua equipe no Formulário de Candidatura, que será a base para a seleção preliminar.

Critérios

Esta oportunidade está aberta a todos os Estados Membros das Nações Unidas, com especial atenção aos países em desenvolvimento. Organizações públicas e privadas com orientação científica e capacidades fundamentais podem candidatar-se. Duas ou mais organizações de países desenvolvidos e em desenvolvimento são incentivadas a apresentar um pedido (s) conjunto (s). Os candidatos são responsáveis pelo desenvolvimento de seus projetos.

Por meio deste Anúncio de Oportunidade, UNOOSA e CMSA concordaram em fornecer aos Estados Membros das Nações Unidas três tipos de oportunidades:

Modalidade 1: Realizar experimentos dentro do CSS, utilizando cargas úteis de experimentos desenvolvidos por candidatos selecionados.

Modalidade 2: Realizar experimentos dentro do CSS, utilizando instalações experimentais já fornecidas pela China.

Modalidade 3: Realizar experimentos fora do CSS, utilizando cargas úteis desenvolvidas por candidatos selecionados.

O formulário de inscrição integralmente preenchido, incluindo uma página de endosso assinada e assinada, deve ser enviada à UNOOSA até o prazo de 30 de setembro de 2018 por e-mail e correio para o seguinte contato: aimin.niu@un.org

Para se inscrever é necessário fornecer a proposta de experiências espaciais e informações sobre a equipe no Formulário de Candidatura, que será a base para a seleção preliminar. O formulário deve ser integralmente preenchido, incluindo uma página de endosso assinado e carimbado.

Dúvidas, cronograma de atividades e mais informações clique aqui.

Links


Handbook on China Space Station (PDF Format, English)

Application Form (PDF format, for reference only, English)

Handbook on China Space Station (PDF Format, English)


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, apesar desta notícia esta sendo divulgado por um órgão que é uma tremenda piada de mal gosto como agencia espacial (pegando ponga), a mesma tem como origem a cooperação internacional entre dois sérios órgãos interacionais, e deve interessar aos poucos grupos no país que são realmente ativos, como por exemplo, a galera do Consócio Garatéa.

Comentários