domingo, 12 de agosto de 2018

CLA Lança Foguete de Treinamento Pela Primeira Vez em Período Noturno

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso na ultima quinta-feira (09/08) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

ESPAÇO

CLA Lança Foguete de Treinamento
Pela Primeira Vez em Período Noturno

Veículo percorreu 16 quilômetros até atingir o local de impacto no Oceano Atlântico

Por Tenente Huxley Bruno
Fonte: CLA
Por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Major Alle
Publicado: 11/08/2018 - 11:00


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou pela primeira vez, nessa quinta-feira (9), o lançamento noturno de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O exercício integra a atuação operacional durante a Operação Falcão I / 2018, iniciada na última segunda-feira (6).

A projeção ocorreu às 21h15 pelo horário local e o veículo percorreu 16 quilômetros até atingir o local de impacto no Oceano Atlântico. Em pouco mais de um minuto o FTB alcançou 30 quilômetros de altitude máxima. Ao todo, o voo de treinamento levou dois minutos e 44 segundos. Em outra atividade, foi testado o funcionamento de duas antenas de telemedidas do Centro, situadas em Alcântara, e que foram recentemente revitalizadas.


O Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, avalia que a operação representou um grande desafio para o Centro, a começar pelo fato do lançamento ocorrer à noite pela primeira vez, utilizando somente o pessoal daquela Organização Militar, o que tornou a atividade ainda mais desafiadora. "Ainda há o fato de, quase uma década depois, termos utilizado plenamente e com ótimo desempenho a Antena de Telemedidas Stella 43, nosso principal instrumento para coleta de dados dos veículos em voo, juntamente com sua antena secundária, ambas recentemente recuperadas e modernizadas", explica.

"Por fim, o FTB apresentou um excepcional desempenho durante toda a trajetória de voo, caindo próximo à área de impacto prevista. O resultado reforça o grau de maturidade alcançado pelo Centro e o nível de profissionalismo de todas as equipes envolvidas. Isso demonstra que estamos preparados para operações cada vez mais complexas", completa o diretor.

A Operação Falcão I / 2018 realizada pelo CLA visa a preparação, o lançamento e rastreio de um FTB, com telemetria banda S, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro e, ainda, a obtenção de dados de seus instrumentos. O veículo, de fabricação nacional compõe o projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN), desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira juntamente à indústria.


Além do FTB, também faz parte do FOGTREIN o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), sendo ambos operados desde 2009 no CLA. 

A Marinha do Brasil e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) apoiaram a operação com a interdição do tráfego marítimo e aéreo, respectivamente, em área de segurança delimitada e próxima à plataforma de lançamento situada na península alcantarense. A operação da noite do dia 9 ainda contou com suporte logístico do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK).


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é, mais uma operação de lançamento de foguete de treinamento e nada até agora da tal “Operação Mutiti”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário