Brasil e Portugal Discutem Cooperação em Novas Indústrias Para o Espaço

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada ontem (31/07) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) destacando que os Ministros Gilberto Kassab e Manuel Heitor (Portugal) estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para discutir futura cooperação na utilização de portos de lançamento de satélite e microlançadores.

Duda Falcão

Brasil e Portugal Discutem Cooperação
em Novas Indústrias Para o Espaço

Ministros Gilberto Kassab e Manuel Heitor discutiram, no INPE,
futura cooperação na utilização de portos de lançamento de satélite.

Por ASCOM
Publicado 31/07/2018 - 16h52
Última modificação 31/07/2018 16h56.

Foto: Ascom/MCTIC
Ministros Gilberto Kassab e Manuel Heitor
se reuniram no INPE.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos (SP), foi sede nesta terça-feira (31) do encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. No encontro, Manuel Heitor apresentou proposta de cooperação bilateral na área de novas indústrias para o espaço (New Space) e a utilização de portos de lançamento de satélite na Ilha Santa Maria, em Portugal, e em Alcântara, no Brasil.

“Temos que debater a proposta na esfera política e técnica, sem interferências externas para que a parceria seja duradoura e profícua”, disse o ministro brasileiro.

A proposta de Manuel Heitor prevê sistemas e tecnologias de duplo-uso envolvendo forças militares e instituições públicas e privadas; eventual instalação de um porto espacial de nova geração na Ilha Santa Maria, localizada nos Açores; projeto conjunto de microlançadores e de microssatélites; e desenvolvimento de sistemas de observação da Terra, com dinamização de novos mercados e serviços públicos e privados, incluindo defesa e segurança.

Sobre a instalação conjunta de Porto Espacial na Ilha Santa Maria, Portugal sugere cooperação com o Brasil por meio de complementaridade com a Base Espacial de Alcântara.

“Nas últimas duas semanas mudou o contexto internacional sobre o assunto. Com isso, nos estimularam a criar opções para participar desse mercado que é de futuro, e as exigências aumentaram para a concretização da eventual instalação de um Porto Espacial nos Açores, bem como a criação de uma indústria de micro lançadores e minissatélites em Portugal e na Europa”, explicou o ministro de Portugal.

O diretor do INPE, Ricardo Galvão, viu uma grande oportunidade para o instituto expandir seus trabalhos para países da Europa, em especial, Portugal. Segundo ele, o INPE pode oferecer apoio técnico para as empresas que se interessarem em encampar as propostas do governo português.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Bom leitor, para mim os irmãos portugueses estão entrando numa barca furada, pois se as coisas continuarem como estão no reino espacial brasileiro, os únicos microlançadores que sairão desta cooperação serão propulsados por bombinhas de São João, rsrsrsrs. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio dessa notícia.

Comentários