Aluno do IEAV é Contemplado Com Dois Prêmios e Recebe Bolsa da FAPESP

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que um aluno do instituto foi contemplado com dois prêmios e recebe Bolsa da FAPESP.

Duda Falcão

Aluno do IEAV é Contemplado Com
Dois Prêmios e Recebe Bolsa da FAPESP

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


O aluno Walter Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), foi merecedor de dois prêmios (melhor trabalho publicado e melhor apresentação oral) durante o SCTI 2017, pelo trabalho "Sensor a fibra óptica baseado em modulação de intensidade óptica por macrocurvatura para aplicação como acelerômetro". Tal trabalho foi fruto de um trabalho de Iniciação Científica, realizado sob orientação do Dr. João Marcos S. Sakamoto, pesquisador do IEAv.

Como fruto dos bons resultados atingidos durante a pesquisa e do potencial de pesquisa que apresenta, agora o aluno foi merecedor de uma bolsa de mestrado, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com vigência de março de 2018 a fevereiro de 2020. O projeto de pesquisa será desenvolvido também sob orientação do pesquisador Dr. João Marcos S. Sakamoto, no PG-CTE (ITA/IEAv/IAE), e tem como objetivo a construção e caracterização de um acelerômetro a fibra óptica, com nova tecnologia baseada em interferometria óptica.

O acelerômetro a ser desenvolvido será capaz de detectar acelerações no movimento de corpos nos quais é fixado como, por exemplo, aeronaves, satélites, foguetes e drones. O acelerômetro poderá ser empregado no desenvolvimento de unidades de medição inercial (UMI), que fornecem dados de navegação de veículos de forma autônoma.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários