O GFRJ no Spaceport America Cup 2018

Olá leitor!

Entre os dias 19 e 23/06 foi realizado no “NM Convention Center” e na área de lançamento vertical do “Espaçoporto América”, na cidade de Las Cruzes, Novo México (EUA), a segunda edição da maior conferência e competição internacional de engenharia de foguetes universitários do mundo, a Spaceport America Cup.

Para edição deste ano, quatro equipes brasileiras estavam inscritas para esta competição, ou seja, a “ITA Rocket Design” do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), “UFPel Rocket Team” da Universidade Federal de Pelotas (RS), o “Projeto Júpiter” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o “Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ)” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tema central desta nota.

No entanto leitor, das quatro equipes inscritas, três delas compareceram a esta competição (as equipes do ITA, UFPel e UERJ) e somente duas delas lançaram os seus foguetes “RD-08” e “ATOM” (ITA e UERJ respectivamente), já que a equipe gaúcha da UFPel foi impedida pela organização da competição de lançar o seu foguete “COTADA-209” devido a uma fragilidade na base das empenas do foguete que, segundo a equipe, era inviável solucionar durante a competição.

Quanto às atividades no evento do GFRJ, fui informado pelo “Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle” de que o lançamento do foguete “ATOM” ocorreu com sucesso no dia 22/06 alcançando 2500 metros de apogeu, sendo bem avaliado pelo publico presente e pela banca avaliadora da competição, apesar (segundo as suas próprias palavras) de ter sido 'zoado' pelo fato de ser propulsado por um motor de nitrato + açúcar, algo que precisa ser revisto pelas equipes brasileiras, mas que tem de passar primeiro por uma mudança na legislação brasileira permitindo que essas equipes universitárias possam ter acesso a combustíveis mais poderosos.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a equipe GFRJ da UERJ pela sua participação neste importante evento de foguetes universitários e espera que em 2019 mais equipes brasileiras possam representar o nosso país nos EUA. Abaixo trago para você leitor algumas fotos e vídeos do evento enviados ao Blog pelo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle.

Duda Falcão

Primeiro dia no "NM Convention Center" - 19/06/2018

Dia do lançamento do ATOM no Spaceport América - 22/06/2018

Comentários