Equipes de Fogueteiros da UFC Promovem Jornada de Foguetes no Sertão Cearense

Olá leitor!

“Grupo Fogueteiros de Marco” e a equipe “Firecrackers", ambas equipes ligadas a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram conjuntamente nos dias 30/06 e 01/07, na cidade de Marco-CE, a “I Jornada de Foguetes de Marco”, esta direcionada para alunos de escolas de ensino fundamental e médio deste município do Sertão Cearense.

O evento que fez parte das atividades da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) realizada anualmente pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), contou com a participação do Sr. Roberto de Paula, diretor da empresa “Bandeirante Foguetes Educativos” de Recife-PE.

Segundo fui informado, o evento foi um sucesso, e alem da realização de lançamentos dos foguetes de água desenvolvidos pelo alunos das escolas participantes, foram realizados também o lançamento de 20 foguetes do tipo Básico o para iniciantes com motores da BANDEIRANTE, estes montados por alunos e professores durante a oficina realizada pelo Sr. Roberto de Paula, e que alcançaram até 315 metros de altitude sem nenhuma falha. Vale dizer que a competição premiaria aquele que conseguisse pousar o mais próximo da rampa de lançamento, sendo que o vencedor conseguiu esta façanha pousando seu foguete a 11 metros de sua rampa de lançamento.

Segundo o Sr. Roberto de Paula a Participação da BANDEIRANTE neste evento deveu-se a um dos objetivo da empresa de inaugurar uma competição de foguetes no Nordeste com várias escolas participando, afim de assim verificar a performance dos novos motores, já que agora a empresa conta com a representação da ESTES Rockets americana. Ainda segundo o Sr. Roberto de Paula, todos os motores usados nos dois dias da competição foram da BANDEIRANTE, sem que houvesse nenhuma falha.

Vale registrar que o evento contou com o crucial apoio da Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Mons. Waldir Lopes de Castro, inclusive com a participação ativa e entusiasta de sua Diretora (Irlana Dívia Balduíno do Nascimento), em todas atividades do evento, como por exemplo na Oficina de Foguetes do Sr. Roberto de Paula, onde a mesma participou com uma equipe, bem como também o apoio fundamental da Prefeitura de Marco.

Já o coordenador da OBA, Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, que não pode comparecer ao evento por se encontrar nos EUA, onde foi participar com o GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro) da competição internacional de foguetes universitários "Spaceport America Cup", encontrava-se em transito no Aeroporto de Houston (EUA) para o Rio de Janeiro, quando resolveu enviar o vídeo abaixo parabenizando os seus realizadores pelo sucesso do evento.


Veja abaixo fotos e videos do evento.



Vídeo da oficina de Foguetes Realizada
pelo Sr. Roberto de Paula



Vídeo do lançamento de um dos foguetes desenvolvido

na oficina que participou como um dos melhores pousando

25 metros da rampa de lançamento.

Finalizando leitor, vale aqui também citar que no dia seguinte ao evento, o Sr. Roberto de Paula foi procurado por alguns dos garotos que participaram de sua oficina, para assim apresentar-lhe um foguete desenvolvido por eles propulsado por um motor B6-5 com empenas impressas em uma impressora 3D. Veja abaixo o vídeo do lançamento deste foguete. Só resta agora parabenizar esta galerinha cearense pela iniciativa, não é verdade Sr. Roberto?

Duda Falcão

Comentários

  1. Pois é Duda, quero lembrar que este evento foi muito melhor que as expectativas e contou com o apoio da Escola Estadual de Educação Profissionalizante Mons Waldir Lopes de Castro: https://monswaldir.wordpress.com/pagina-inicial/
    Da Prefeitura de Marco e outros que ajudaram.
    A diretora da escola participou ativamente de todo o evento inclusive da oficina e competiu com uma equipe.
    Eu percebi a satisfação de todos e para mim, é muito gratificante ter participado deste evento.
    Novas amizades e novas oportunidades surgiram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!

      Fico contente em saber disso amigo. Parabéns pelo grande trabalho que você vem realizando.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário