Órbita Peculiar de Objeto no Sistema Solar Sugere Que o Planeta 9 Existe Mesmo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (17/05) no site do “Canaltech” destacando que órbita peculiar de objeto no Sistema Solar sugere que o Planeta 9 existe mesmo.

Duda Falcão

CIÊNCIA – ESPAÇO

Órbita Peculiar de Objeto no Sistema
Solar Sugere Que o Planeta 9 Existe Mesmo

Por Patrícia Gnipper
17 de Maio de 2018 às 18h20
Fonte: Quanta Magazine

Muito se especula quanto à existência de um nono planeta no Sistema Solar – e não estamos falando de elevar Plutão à categoria de planeta novamente. A própria NASA já admitiu que as evidências de que há um planeta desconhecido em nosso sistema são nítidas demais para serem desconsideradas, e, enquanto isso, muita gente reforça a ideia de que o tal Planeta 9 (também chamado de Planeta X) possa ser o quase folclórico Nibiru, que estaria em rota de colisão com a Terra, segundo teóricos da conspiração espacial.

Mas a verdade é que, recentemente, foi descoberto um objeto rochoso com uma órbita "diferentona", que pode se tratar, portanto, do Planeta 9. Tudo foi devidamente documentado nos arquivos da Cornel University Library, e estima-se que o suposto planeta tenha cerca de 10 vezes a massa da Terra, localizado além de Plutão. Segundo Gregory Laughlin, astrônomo da Universidade de Yale, "descobrir um planeta no Sistema Solar 10 vezes mais massivo do que a Terra seria algo de imensa magnitude científica".

Já de acordo com pesquisadores do California Institute of Technology, que vêm afirmando que o Planeta 9 existe, tal mundo seria grande demais para ser mais um planeta-anão, ainda que os dados obtidos até então não comprovem, de fato, que ele existe. David Gerdes, astrônomo da Universidade de Michigan, concorda com os colegas cientistas, dizendo que a confirmação do tal objeto intensifica o debate quanto à existência do Planeta 9.

O objeto foi detectado por meio de dados do Dark Energy Survey, projeto que estuda a aceleração no processo de expansão do universo. Segundo tais dados, a órbita do suposto nono planeta do Sistema Solar é um tanto quanto fora do eixo da órbita dos planetas oficiais. Ainda segundo os astrônomos da Califórnia, tal objeto seria grande o suficiente para "bagunçar" a órbita de corpos do Cinturão de Kuiper (em especial um descoberto em 2015, chamado BP519) explicando por que tais pequenos mundos se comportam de uma maneira estranha.

(Imagem: Lucy Reading-Ikkanda/Quanta Magazine)
Arte mostra a órbita do suposto Planeta 9.

E a equipe está confiante, uma vez que conseguiu simular em computador essa interação entre o suposto Planeta 9 e os objetos de Kuiper com alta precisão. Segundo Juliette Becker, estudante de Michigan, assim que se adiciona o Planeta 9 à simulação, o comportamento dos objetos do cinturão acaba fazendo todo sentido.

Vale lembrar que as primeiras evidências de tal planeta foram descobertas em 2014 também pelo Dark Energy Survey e, desde então, vários especialistas vêm se dedicando a estudar o mistério do Planeta 9, a fim de confirmar ou refutar sua existência.

Planeta 9 Ainda Não é Um Consenso

Ainda que até a NASA tenha admitido que o Planeta 9 possa, sim, existir, a ideia de que ele está ali nos confins do Sistema Solar não é um consenso entre astrônomos. Isso porque, em partes, a origem do Sistema Solar ainda guarda muitos mistérios; contudo, há cientistas suspeitando que o Sol nasceu em um aglomerado de estrelas, significando que os primeiros planetas do nosso quintal espacial podem ter tido contato próximo com outros astros, o que poderia, de alguma forma, justificar uma órbita bizarra (como a do suposto Planeta 9).

Mesmo depois de tais estrelas se dispersarem, deixando o Sol "isolado" com seu sistema planetário, o Sistema Solar primitivo provavelmente abrigava dezenas de milhares de planetas-anões, que poderiam ter dado os toques gravitacionais necessários para empurrar o suposto Planeta 9 para uma órbita tão estranha. Entretanto, para Michele Bannister, da Queen's University, isso "é uma ideia em potencial, mas no momento é apenas isso – uma ideia".


Fonte: Site do Canaltech - https://canaltech.com.br

Comentário: Pois é leitor, a estória deste suposto nono planeta já rola por ai há décadas, mas até o momento o mesmo não foi observado e nem confirmado cientificamente, apesar das evidencias já estudadas e observadas. Vale dizer que a confirmação da existência deste até agora não observado suposto nono planeta, será espetacular para ciência planetária e astronômica, tornando-se certamente um potencial alvo de futuras missões de sondas espaciais exploratórias, bem como deixará os defensores das teorias da conspiração completamente enlouquecidos. Vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários