Cientista do RN é Novo Imortal da ABC

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (11/05) pelo site do jornal “Tribuna do Norte” destacando que o Prof. José Renan de Medeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), finalmente foi reconhecido como imortal pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Duda Falcão

Cientista do RN é Novo Imortal da ABC

Tribuna do Norte
Publicação: 11-05-2018 - 00:00:00

O cientista potiguar José Renan de Medeiros, graduado em Física (1976) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em astronomia (1980) pelo Observatório Nacional e doutor em Ciências (1990) pela Universidade de Genebra, na Suíça, tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em seção magna no Museu do Amanhã, no município do Rio de Janeiro (RJ).

Professor Renan Medeiros conduz a construção
de instrumentos científicos para a busca de
planetas habitáveis fora do sistema solar.

Ex-professor dos colégios Winston Churchill e Marista e, atualmente, docente na UFRN, Renan de Medeiros é o primeiro norte rio-grandense e o primeiro professor da UFRN a ingressar na ABC. Sua eleição ocorreu em dezembro último, com aprovação membros titulares da Academia de todas as áreas da Ciência. Além de diversas titulações, ele tem estudos em espectroscopia, fotometria estelar, rotação, magnetismo, nucleossíntese e multiplicidade estelar e exoplanetologia. Atualmente, é professor no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN.

Fundado em 3 de maio de 1916, a Academia Brasileira de Ciências tem como missão reconhecer e estimular o ingresso em seus quadros dos mais importantes pesquisadores brasileiros que, pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas do País, podem ser considerados os representantes mais legítimos da comunidade científica nacional.

A ABC também identifica e estimula jovens com grande potencial para ciência; e seus membros representam a comunidade científica brasileira, nacional e internacionalmente, visando a implementação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que promova o desenvolvimento da Ciência em beneficio da sociedade. A ABC promove ainda a mobilização da comunidade científica para atuar junto aos poderes constituídos, visando o avanço científico e tecnológico nacional e o incentivo a inovação.

Além de ser um cientista de grande destaque internacional, conduzindo a construção de instrumentos científicos para a busca de planetas habitáveis fora do sistema solar – junto com colaboradores de diversos países, o professor Renan de Medeiros é também membro de comissões da CAPES e do CNPq. No cenário Internacional, nosso imortal mantém colaborações com cientistas de Universidades e Institutos de pesquisas de 10 países, da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Sobre a sensação de tornar-se imortal da Academia Brasileira de Ciências, o professor Renan de Medeiros responde que “enxergo esta conquista  sobretudo uma vitória institucional e uma quebra de paradigma por abrir as portas para que outros cientistas potiguares também possam chegar ao panteão da ciência brasileira”.

Medeiros, diz ainda que “sinto nesta conquista o reconhecimento da comunidade científica do país ao meu trabalho como pesquisador e educador ao longo de quase quatro décadas de vida dedicadas à Universidade”.


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte - 11/05/2018

Comentário: Pois é leitor, sou um grande admirador do trabalho do Prof. José Renan de Medeiros, pois este senhor é um dos grandes profissionais da ciência brasileira. Um verdadeiro representante do grupo que intitulo “GENTE QUE FAZ”, e nada mais justo que a ABC reconheça (mesmo há meu ver tardiamente) o seu trabalho. Parabéns Prof. Renan, o senhor merece esta vitória.

Comentários

  1. Parabéns ao Professor José Renan. Gente de visão. Precisamos desses nos postos chave da nova era espacial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário