quarta-feira, 18 de abril de 2018

Carta de Intenções Entre FAB e Prefeitura Prevê Criação de Parque Tecnológico em Parnamirim

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (17/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que durante a realização da “Campus Party Brasil”, em Natal (RN), uma “Carta de intenções” foi assinada entre a FAB e a Prefeitura de Parnamirim prevendo a criação de Parque Tecnológico.

Duda Falcão

ACORDO

Carta de Intenções Entre FAB e Prefeitura Prevê
Criação de Parque Tecnológico em Parnamirim

Documento foi assinado na Campus Party Natal no sábado (14)

Por  Ten Cynthia Fernandes
Revisão: Cap Oliveira
Fonte: Ala 10, por Ten Juliana Lopes
Agência Força Aérea
17/04/2018 -16:00

Fotos: Sargento Marcella/ Ala 10

Um parque tecnológico voltado para pesquisas na área aeroespacial deve ser construído nos próximos anos em Parnamirim (RN), em parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Prefeitura do município. Uma carta de intenções foi assinada pelo comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, e pelo prefeito da cidade, Rosano Taveira, no sábado (14). O ato ocorreu no palco central "Feel the Future", na Campus Party Natal, principal evento de internet e tecnologia do país.

No documento, a FAB e a Prefeitura de Parnamirim declaram a intenção de cooperação para a criação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, que desenvolverá pesquisas e projetos na área da tecnologia aeroespacial.


Para isso, a Força Aérea cederá, mediante contrapartidas, a área para construção da sede do empreendimento. "Nosso objetivo é dar uma finalidade social para a área que até 2016 era ocupada pelo antigo Aeroporto Augusto Severo. Essa carta de intenções é o reconhecimento, tanto da Força quanto da Prefeitura de Parnamirim, desse compromisso. Será muito importante para ampliar a capacidade tecnológica da cidade, afinal de contas a inovação tecnológica não depende só das empresas, mas também do comprometimento das instituições e da sociedade de uma forma geral", avaliou o comandante da Ala 10.

De acordo com o prefeito de Parnamirim, a criação do Parque Tecnológico representa um importante passo para o desenvolvimento da cidade. "A Força Aérea é o marco de Parnamirim, a criação da cidade está intimamente ligada à FAB, por isso não podíamos ficar de fora desse avanço tecnológico", afirmou Rosano Taveira. Segundo ele, a expectativa é que o empreendimento atraia de dez a quinze empresas da área tecnológica, além de contar com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Campus Party Natal - O evento foi realizado entre os dias 11 e 15 de abril, no Centro de Convenções de Natal. Além do ato envolvendo a Ala 10, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) também representou a Força Aérea. No dia 11 de abril, durante a abertura da CP Natal, o lançamento de um foguete de treinamento do CLBI foi a primeira atividade da programação. Além disso, o Centro participou ainda de mesa redonda, palestras e workshops sobre tecnologia aeroespacial.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é leitor, me parece uma boa e natural iniciativa que já deveria ter sido feita há pelo menos uns trinta e cinco anos. Iniciativa semelhante foi prevista e até hoje não colocada em pratica quando da criação do CLA, e ficou conhecida como CEA (Centro Espacial de Alcântara). Entretanto, a criação na época do CLFBI - Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno (como era chamado o CLBI na época de sua criação) não previa tal iniciativa, apesar de ser uma iniciativa logística muito natural ter empresas do setor no entorno de um equipamento como este. Tomara mesmo que essa carta de intenções se transforme em uma iniciativa real diferente do CEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário