sábado, 24 de março de 2018

Equipe da NASA Veio ao Litoral do PR Avaliar Projeto de Ciência nas Escolas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (21/03) do “Jornal Gazeta do Povo” de Curitiba, destacando que uma equipe da NASA integrantes do Projeto Globe estiveram no litoral do Paraná nos dias 22 e 23/03 para avaliar o primeiro ano do projeto de coleta de dados feita por alunos da rede pública de ensino sobre o Aedes aegypti .

Duda Falcão

CIÊNCIA

Equipe da NASA Vem ao Litoral do PR
Avaliar Projeto de Ciência nas Escolas

Cientistas do Projeto Globe, que incentiva o interesse de jovens pela ciência
no mundo todo, conversarão com estudantes da rede pública que
desenvolvem pesquisa com o mosquito da dengue

Gazeta do Povo 
21/03/2018 - 21h25

Uma equipe da NASA, a agência aeroespacial dos Estados Unidos, estará em Matinhos, no Litoral do Paraná, quinta e sexta-feira (22 e 23) para avaliar o primeiro ano do projeto de coleta de dados feita por alunos da rede pública de ensino sobre o Aedes aegypti , o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os cientistas americanos são integrantes do Projeto Globe, iniciado em 1994 para incentivar o interesse pela ciência entre os jovens, em especial a temas do meio ambiente, e que chegou ao Brasil em 2015. Em 2017, a NASA assinou acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Agência Espacial Brasileira envolvendo 25 escolas públicas do Litoral do Paraná - o próximo passo será estender ações do Globe Brasil para São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro.

Após capacitação dos professores nas escolas, os alunos do Litoral coletaram a cada 15 dias larvas e identificaram se elas são ou não do Aedes aegypti. Na sequência, os dados foram inseridos em um aplicativo para ficarem disponíveis a outros cientistas do Projeto Globe no mundo todo.

Os protocolos Globe permitem que os alunos, com a orientação dos professores, desenvolvam diversas habilidades, como o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem independente. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de se conectarem com estudantes e cientistas de todo o mundo.

Durante a visita dos cientistas da NASA haverá a Feira Virtual de Ciências do Globe, que vai premiar os melhores projetos dos alunos. O primeiro lugar ficou com alunos do Colégio Bento Munhoz da Rocha, de Paranaguá. Estudantes do Colégio Zilá dos Santos Batista, também de Paranaguá, ficaram com a menção honrosa. Também serão premiados alunos que desenvolveram projeto na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, de Morretes.

Virão ao Litoral do Paraná os pesquisadores Russanne Low (cientista sênior do Globe), Renee Codsi (também do Globe) e Nadia Sanceno (da Agência Espacial Brasileira), que serão recebidos pelo professor-doutor da UFPR Rodrigo Reis, do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel Setor Litoral).

Na sexta-feira, o grupo do Globe vai apresentar o projeto a gestores da Saúde do Litoral no campus da UFPR em Matinhos. Os pesquisadores da NASA também vão se reunir com pesquisadores da UFPR para trocar experiências e debater possíveis colaborações.


Fonte: Site do Jornal Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br

Comentário: Pois é leitor, são as atividades desse Projeto Globe da agencia espacial americana no Brasil. Agradecemos a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio dessa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário