Ato Marca Inauguração de Estruturas Importantes à Operação do Satélite SGDC-1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (22/03) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que ato em Brasília marcou a inauguração de estruturas importantes à operação do trambolho francês SGDC-1.

Duda Falcão

ESPAÇO

Ato Marca Inauguração de Estruturas
Importantes à Operação de Satélite Brasileiro

Durante o ato, que aconteceu junto às obras do novo Centro de Operações Espaciais, autoridades destacaram o sucesso da interação entre as áreas civil e militar

Por Tenente Gabrielli
Edição: Tenente-Coronel Pedra
Agência Força Aérea
Publicado: 22/03/2018 19:15h

Fotos: Sargento Johnson Barros/ Agência Força Aérea

Um ato simbólico, realizado na manhã desta quinta-feira (22/03) em Brasília (DF), marcou a inauguração de três gateways do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Embora o ato tenha sido realizado nas instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE), na Capital Federal, os gateways – estações que fazem a interconexão entre o satélite e os clientes – estão localizados nas cidades de Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS). 

O evento, que reuniu os Ministros da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre outras autoridades, marca um importante passo para o uso da banda Ka do satélite lançado em maio do ano passado. Após o ato, os presentes puderam acompanhar o andamento da obra do novo COPE, que deve ficar pronta ainda no segundo semestre deste ano.


Em sua fala, o Ministro Gilberto Kassab, do MCTIC, avaliou que o SGDC inaugura uma nova era no que diz respeito a levar tecnologia, conforto e segurança para todo o Brasil e que agora já é possível identificar resultados palpáveis e mensuráveis desse investimento. “No dia 12 de março, 2.937 prefeitos do Brasil estiveram presentes em Brasília para assinar o contrato que vai levar conexão de alta velocidade para suas cidades. Eu desconheço outro momento na história que tenha reunido tantos prefeitos como esse”, disse o ministro.

O Ministro da Defesa interino, General de Exército Joaquim Silva e Luna, também esteve presente no ato. Ele destacou o trabalho conjunto entre as esferas civil e militar como fator de sucesso do SGDC e disse que já existem grupos de trabalho debatendo as possibilidades de novos projetos como o SGDC 2 e 3. “Precisamos reforçar a ideia de que juntos conseguimos fazer muita coisa”, disse.


O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, destacou que a exploração do espaço é essencial para a soberania nacional e não há dúvida, desde a edição da Estratégia Nacional de Defesa, que se trata de uma área elementar. Também disse que, em breve, o COPE estará operando não só o satélite geoestacionário, mas também satélites de órbita baixa. “Esse sítio em construção que vemos aqui é semente de tudo que já fizemos e de tudo que pretendemos fazer”, disse.

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro. Lançado em 4 de maio de 2017, ele possui duas bandas: a banda x (militar) e a Banda Ka (civil). A banda x está sendo utlizada pela área de Defesa, em comunicações mais seguras; e a banda Ka vai servir para integrar o País por meio da disponibilidade de banda larga a todos os pontos do território.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é leitor, é tremendamente triste ter uma infraestrutura como esta (base fundamental para a área de Defesa de qualquer nação moderna) sendo inaugurada para atender um projeto de satélite que não acrescentou absolutamente nada ao PEB, muito pelo contrário, seja a nível tecnológico e de inteligência, além de ter um custo astronômico exorbitante para favorecer a esses vermes corruptos.  Ainda mais triste é observar a FAB participar desta palhaçada convenientemente. São por exemplos como este que hoje não acredito mais que uma volta aos governos militares seria tão benéfico quanto foi outrora.

Comentários