TEMER Cria Comitê Para Programa Espacial, a Ser Chefiado Pelo GSI

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (07/02) no site “Valor Online” destacando que o Presidente TEMER cria comitê para programa espacial, a ser chefiado pelo GSI.

Duda Falcão

Brasil

TEMER Cria Comitê Para Programa Espacial,
a Ser Chefiado Pelo GSI

Por Fernando Exman
Valor Economico
07/02/2018 às 10h05

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer publicou decreto na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" criando o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB). O colegiado, que terá prazo de 360 dias para concluir os seus trabalhos, terá como objetivos fixar, por meio de resoluções, diretrizes e metas para a potencialização do Programa Espacial Brasileiro e supervisionar a execução das medidas propostas.

A primeira reunião ordinária do CDPEB ocorrerá no prazo de 30 dias, a contar da data de publicação do decreto. As datas dos próximos encontros ordinários serão fixadas em reunião anterior. Segundo o documento, o CDPEB poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades públicas ou privadas para participar dos encontros.

O comitê será coordenado pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e também integrado pelos ministros da Casa Civil, da Defesa, das Relações Exteriores, do Planejamento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


Fonte: Site “Valor Online” - 07/02/2018

Comentário: Sério, 360 dias? Olha desculpe-me os otimistas de plantão, mas não tenho como acreditar que esta iniciativa seja séria. Leitor, existem já diversos estudos, inclusive um da própria Câmara Federal , outro da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) e até mesmo se não me engano um estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, se é que essa coisa ainda existe. Enfim... para mim isto é mais uma palhaçada e não vai dá em nada, ate mesmo porque, muda o governo, muda tudo.

Comentários

  1. Um programa Espacial exige seriedade, e nunca foi tratado devidamente. Tudo que temos hoje é a inércia do que o impulsionou no passado (meados dos anos 80). A desmobilização é geral. Não consigo deixar meu ceticismo de lado. Parece-me apenas mais uma comissão para arranjar mais indicações políticas de primeiro escalão. E mesmo que queiram um programa, ele terá de ser reconstruído, pois pouco dele resta. Torço que eu esteja muito errado...

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente isto se estende ao ensino,à pesquisa e ao desenvolvimento de modo geral.Nosso país está sendo desmontado e recolonizado.O panorama é deprimente.

    ResponderExcluir
  3. 360 dias ?
    Kkkkkkkkk
    Pensei que era o prazo ir ao espaço !

    ResponderExcluir
  4. Foguetório para desviar a atenção da diminuição dos já parcos recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário