Novo Acordo de Salvaguardas Com os EUA, Benéfico ou Leonino?

Olá leitor!

Como todos nós já devemos saber, o Ministério da Defesa (MD) do Governo Temer, sob a condução do Ministro Raul Jungmann, encontra-se na eminencia de há qualquer momento assinar um novo “Acordo de Salvaguardas Tecnológicas” relacionada ao uso pelos EUA do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para lançamentos de Foguetes, né verdade?

Pois então, o que talvez todos não saibam é que em 18 de abril de 2000, durante o segundo Governo Fernando Henrique Cardoso, o Ministro Ronaldo Sardenberg (MCT) assinava pelo Brasil em Brasília, um acordo como este, tendo como contraparte americana o Embaixador Anthony S. Harrington. (veja este acordo aqui)

Pois é, acontece que esse acordo nunca foi aprovado pelo Congresso Brasileiro por ser considerado danoso a soberania nacional e acabou sendo retirado do Congresso durante o Governo LULA.

Agora em uma nova tentativa o Governo Temer tentará aprovar um novo Acordo similar a este, mas segundo vem sendo divulgado pelo MD, com as devidas alterações que não coloquem em risco a Soberania Nacional.

Não se discute aqui a necessidade de um Acordo como este se quisermos tornar o CLA em uma base comercial de lançamentos rentável e realmente ativa internacionalmente, mas é preciso muita cautela, sapiência, competência e seriedade na hora desta negociação, qualidades estas que não são reconhecidas nestes Populistas de Merda que estão representando o Brasil nesta negociação, e que sobra na contraparte americana. Isto evidentemente causa grande preocupação a toda Comunidade Espacial do país.

É claro que como a Acordo anterior, este novo Acordo terá ainda de passar pela aprovação do Congresso (uma casa tão vergonhosa quanto aquela que encontramos no Poder Executivo) e ai neste momento a Comunidade Científica e Espacial Brasileira finalmente terá acesso ao teor do Acordo, ficando a expectativa de que a mesma se mobilize, seja para aprova-lo o mais rápido possível se benéfico for, ou para impedi-lo se leonino for aos interesses do país. Vamos aguardar.

Duda Falcão

Comentários

  1. Duda, por acaso você conseguiu acesso ao conteúdo do último acordo? Deveriam estar disponibilizados, já que passou pelo congresso, não é? Seria bom ver quais são esses pontos que "lesam a pátria" para ter base de comparação e não cair na mesmice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leandro!

      Você por acaso leu o artigo com atenção? Tem no mesmo um link para este Acordo. Fique atento.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário