quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Moradores Relatam Explosão e Encontram Objeto Após Clarão no Céu da Bahia: 'Pedi Força a Deus e Fechei os Olhos'

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada também ontem (21/02) no site “G1” do globo.com tendo como destaque o tal Clarão que foi observado na ultima terça-feira (20/02) no céu da Bahia.

Duda Falcão

BAHIA

Moradores Relatam Explosão e Encontram
Objeto Após Clarão no Céu da Bahia:
'Pedi Força a Deus e Fechei os Olhos'

Estrutura foi localizada no distrito de Monte Gordo,
no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador.

Por Juliana Almirante, G1 BA
21/02/2018 12h32
Atualizado há 16 horas

'Clarão no céu' assusta moradores de várias cidades da Bahia.

Moradores de Monte Gordo, distrito do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, contaram ao G1 que escutaram uma explosão e que, logo depois, encontraram um objeto que teria caído do céu na noite de terça-feira (20).

A estrutura, que parece de ferro, tem cerca de 2,9 kg e 15 cm. A situação ocorreu no momento em que outras pessoas também relataram ter visto um clarão no céu na capital e outras cidades baianas.

O objeto foi encontrado em uma área de vegetação que fica no entorno de uma loja de materiais de construção. Há um pequeno buraco no local da suposta queda.



Dono de um terreno em Monte Gordo, Edinei da Silva Almeida diz que estava queimando uma área de vegetação quando ouviu a explosão. Depois, encontrou o objeto no terreno vizinho.

"Eu não vi clarão no céu porque eu
pedi força a Deus e fechei os olhos".

(Foto: Juliana Almirante / G1)
Edinei conta que escutou uma explosão e depois fechou os olhos.

Almeida detalhou a situação. "A peça não caiu onde eu estava queimando. A peça caiu em uma distância de 400 metros no terreno vizinho. Foi muito preocupante e eu estava muito próximo. Pedi ajuda aos vizinhos pra entender o que tinha acontecido e começamos a procurar. A gente seguiu na direção da explosão e achou essa peça", contou.

Mateus Adilson também mora nas proximidades do terreno e ouviu a explosão. "O chão vibrou. A gente estava no sofá na hora. A gente ficou assustado porque nunca viu uma coisa dessas".

Aleonidas Cardoso dos Santos trabalha em uma casa na região e também diz que viu o objeto cair. "A gente ouviu uma explosão que chamou atenção. Eu vi cair na casa um negócio. De manhã vim ver o que era. Aí vi as árvores quebradas até chegar até a peça", relatou.

O professor e doutor em geologia, Wilton Carvalho, também falou sobre o caso e disse ter ficado impressionado com o fenômeno. Ele ainda explicou o que pode ter ocorrido.

"A explosão que foi gravada demonstra que pode ter sido um meteorito, de fato. É uma contradição porque há testemunhas dizendo que ouviram explosões em Ilhéus e esse som não poderia chegar em Ilhéus nunca. Queremos ver essa rocha ou esse pedaço de ferro que foi achado em Monte Gordo porque tudo indica que foi um meteorito", explicou Carvalho.

"Clarão" no céu intriga moradores
de Salvador e do interior da BA.

O professor disse ainda que é possível que o meteorito caiu parte em Salvador, e outra em Ilhéus, no sul da Bahia, e há cerca de 460 km da capital baiana.

"A distância para um meteorito, de 300 km a 400km, é quase nada porque ele viaja muito rápido. O meteorito vem com uma velocidade muito alta e quando ele entra na atmosfera terrestre, com mais de 40 km/h, vai amortecendo, diminuindo essa velocidade, mas quando ele explode, ele perde a velocidade e começa a cair pela força de gravidade, que dá uma velocidade a ele de mais ou menos 300km/h a ele chegar ao solo e pode realmente causar um estrago",

Apesar da maior parte dos especialistas que viram ou souberam do fenômeno, acreditar que ocorreu a queda de um meteorito, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), informou que existe a possibilidade de partes de um foguete russo ter caído na Bahia.

A Rússia mandou esse foguete para uma estação espacial, e durante o deslocamento, alguma parte do foguete pode ter se soltado.

Um mapa publicado no dia 16 de fevereiro pela Bramon, mostra os pontos onde o foguete russo poderia cair e entre esses pontos está a Bahia.

(Foto: Juliana Almirante / G1)
Aleonidas Cardoso também diz que escutou uma explosão.

Caso

Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas.

O astrônomo Fernando Munaretto diz ter visto o fenômeno no bairro do Costa Azul, na capital baiana, e acredita que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata.

Munaretto afirma que o que ocorreu foi, provavelmente, um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço”.

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), também existe a possibilidade de partes de um foguete, que foi mandado pela Rússia para uma Estação Espacial, tenha caído na Bahia. Parte da estrutura pode ter se soltado.

O G1 tentou, mas ainda não conseguiu contato com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

(Fotos: Juliana Almirante / G1)
Morador disse que objeto caiu do céu após clarão. 
Objeto que caiu do céu no município de Camaçari,
região metropolitana de Salvador.
Objeto encontrado em Monte Gordo, em Camaçari.
Área onde o objeto supostamente caiu em Monte Gordo.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 21/02/2018

Comentário: Sei que esse meu comentário não vai agradar a muitos, mas o mais lamentável disso tudo é a ignorância de nosso povo em pleno século 21. Não é por acaso que a crença em Deuses ainda tem forte receptividade no Brasil e em todo mundo. Lamentável! Precisamos amadurecer como especie, mas será mesmo que iremos sobreviver até lá?

Um comentário:

  1. A Bramon já se manifestou desmentindo a noticia de que poderia ter sido um foguete russo, na verdade eles alegam que nunca haviam informado isso pois já havia informado a queda do mesmo 4 dias antes no Canadá.

    O objeto encontrado é muito provavelmente a cabeça de algum projétil explosivo que estava enterrado no local, por uma coincidência incrível o senhor fez a fogueira exatamente no local onde o objeto estava enterrado... Especulam que ele estava ali desde a época da Guerra dos Canudos.

    ResponderExcluir