domingo, 28 de janeiro de 2018

Astrônoma do ON Explica o Porquê Temos de Saber do Que São Feitos Asteroides e Cometas

Olá leitor!

Uma grande preocupação tem causando muitas discussões dentro da Comunidade Espacial de todo o mundo, e entre aquelas pessoas mais antenados com o universo que as cercas, inclusive gerando no cinema filmes catástrofes que abordam o tema e muitas vezes sem a devida competência e veracidade.

É claro que estamos falando da possibilidade do nosso planeta ser alvejado por um asteroide de grandes proporções ou por um cometa, perigo este que é real e que pode ocorrer mais cedo do que se possa imaginar.

Para explicar melhor esta situação e a importância de se conhecer do que são feitos asteroides e cometas, o programa “Universo” da Radioagência Nacional da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC), do Governo Federal, apresentou dia 22/01 a segundo parte da entrevista com a astrônoma brasileira Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional (ON), e coordenadora do “Projeto Impactron”.

Segundo a pesquisadora do ON, o “Projeto Impacton”, tem por objetivo estudar as propriedades físicas de pequenos corpos celestes que orbitam o nosso Sistema Solar, ou seja, é conhecendo as características desses objetos que os pesquisadores poderão traçar uma estratégia para evitar catástrofes, caso isto venha ser necessário.

Pra tanto, ainda segundo a pesquisadora, os pesquisadores coordenados por ela, observam os corpos celestes a partir deste telescópio brasileiro que fica na cidade de Itacuruba, Pernambuco. É o Observatório Astronômico da Serra de Itaparica. Ele é o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro. Saiba mais pouvindo a reportagem pelo link abaixo. 


Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário