MD Recebe Embaixador da Rússia Para Reforçar Parcerias Entre os Países

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (22/12) no site do “defesanet,com”, destacando que o Ministério da Defesa (MD) recebeu embaixador da Rússia para reforçar parcerias entre os países na área espacial.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - BRASIL - RÚSSIA - DEFESA

MD Recebe Embaixador da Rússia Para
Reforçar Parcerias Entre os Países

DefesaNet
22 de Dezembro, 2017 - 11:30 ( Brasília )

Foto: Sgt Manfrim/MD

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (20), o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, para reforçar relações em cooperação e protocolos de entendimento na área espacial brasileira.

O ministro Jungmann lembrou que neste ano foi apresentado ao presidente da República, Michel Temer, um novo modelo de governança do Programa Espacial Brasileiro, que prevê a criação de um Conselho Nacional do Espaço (CNE).

Segundo o embaixador Sergey Akopov, a Rússia já havia manifestado interesse no Programa Espacial brasileiro e tem a intenção de explorar comercialmente o mercado de satélites. “Temos toda disponibilidade de cooperar com o Programa Espacial brasileiro. É preciso identificar em quais áreas o Brasil tem interesse”, afirmou.

Porém, o embaixador aguardará uma sinalização do Ministério da Defesa no Brasil para iniciar as tratativas. Raul Jungmann indicou que a próxima conversa com Sergey Akopov poderá ser em fevereiro do próximo ano e espera a edição de decreto para a criação do CEE.

“Há convergências no plano global entre Brasil e Rússia que nos une”, disse. As relações entre os dois países incluem cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, em parcerias no âmbito da ONU, BRICS e outros.



Comentários