CLA Realiza Último Lançamento do Ano de 2017

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (11/12) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” tendo com destaque o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) ocorrido na última quinta-feira (07/12) como informado aqui no Blog em nota anterior.

Duda Falcão

CLA Realiza Último Lançamento do Ano de 2017

CLA
11/12/2017


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira (07.12) o lançamento do 21º Foguete de Treinamento Básico (FTB), o lançamento faz parte da Operação Águia 2017 segunda fase, iniciada na última segunda-feira (04.12) em Alcântara, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos envolvidos na campanha de lançamento.

O lançamento ocorreu às 10h08min, horário local, e oportunizou o primeiro teste da nova Antena Redundante de Telemedidas do Sitio da Raposa, que foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (06/12), responsável pela aquisição, processamento e gravações das informações dos engenhos aeroespaciais lançados a partir do CLA. O lançamento do FTB foi acompanhado pela comitiva da câmara Municipal de Alcântara e da Equipe Carcará Rocket Design, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão, a qual ganhou quatro das seis categorias no IV Festival Brasileiro de Minifoguetes.

Para o vereador Antônio Rosa, a visita foi o momento de esclarecer diversas dúvidas referentes ao CLA e saber de que forma o Centro realiza os lançamentos, dessa forma, poder repassar as informações com maior propriedade  para as comunidades alcantarenses e demais autoridades de seu meio.

“Foi essencial a visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, pois abrange a área do nosso projeto, que é o desenvolvimento Aeroespacial, além de conhecer os planos do Brasil para o Programa Espacial e projetos voltados para sociedade.” diz Ienará Pacheco, líder da equipe Carcará.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Bem leitor, na verdade a única informação relevante nesta nota e a presença no lançamento da galerinha da equipe "Carcará Rocket Design" da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), já que até a ultima vez em que estive com eles me informaram que eles curiosamente tinham grandes dificuldades de acesso ao CLA, valeu galerinha. Já quanto ao lançamento do FTB, como já disse em comentário anterior, isto demonstra uma vez mais a total degradação do PEB, já que o IAE do DCTA do Comando da Aeronáutica (COMAER) não conseguiu cumprir o objetivo de pelo menos lançar uma missão científica ou tecnológica anualmente, coisa que convenhamos  é uma meta pífia, mas o mínimo que se poderia fazer para manter o programa vivo. Vale lembrar que desde 2014 com a "Operação Raposa" o IAE vinha aos trancos e barrancos cumprindo esta meta, e em 2017 passa em branco, deixando assim o Brasil sem qualquer realização no espaço com os seus próprios meios. Triste.

Comentários

  1. Espero que cheguem a um acordo mais rapido possível para que lancem foguetes de verdade no CLA. Ficar mantendo uma estrutura dessas, dezenas de profissionais e apenas para lançar 'foguetinhos' como se fosse algo extraordinário.

    ResponderExcluir
  2. Esses foguetinhos já estão enchendo a paciência.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que o CLA, com excelente localização, um efetivo de mais de 200 pessoas e uma estrutura tecnológica razoável, esteja tão ocioso. Tudo por conta de um governo cujos membros principais, incluindo o chefe da Organização Criminosa do PMDB, presidente Michel Temer, e aliados, estão mais preocupados em se esconderem debaixo da toga do ministro Gilmar Mendes, enquanto tentam amoitar os bilhões de reais que roubaram nestes últimos anos, em que dilapidaram o patrimônio público. E é triste ver comandantes das forças armadas, por força da Constituição, serem obrigados a bater continência para a corruptela política que tomou de assalto o Estado brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Bernardino!

      Endosso as suas palavras amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Bernardino, infelizmente a quadrilha do Pmdb e os militares têm que agradar o mesmo senhor:Os Eua.E nesse ponto os Yankees estão bem satisfeitos. Não se iluda não há tanta divergência entre o Pmdb e militares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário