Missão que Levou o Primeiro Astronauta Brasileiro ao Espaço Completa 11 Anos

Olá leitor!

Segue matéria postada dia (03/11) no site “Blastingnews”, destacando que a Missão Centenário que levou o primeiro astronauta brasileiro ao Espaço completou 11 anos.

Duda Falcão

Missão que Levou o Primeiro Astronauta
Brasileiro ao Espaço Completa 11 Anos

Astronauta Marcos Pontes passou 10 dias na Estação Internacional Espacial.

Por Carlos Rogério Silva
Revisado por Fabi B.
Site Blastingnews
Publicado em 3 novembro 2017

Foto: Neila Florêncio
Marcos posa com réplica do 14 BIS em evento beneficente em Bauru (SP).

Idealizada para comemorar o centenário de Santos Dumont, a Missão Centenário conseguiu o feito de colocar o país no seleto time de nações desbravadoras do #Espaço Sideral.

O evento televisionado mostrou que o Brasil vivia um grande momento que entrou para a história. Pela primeira vez um habitante do Hemisfério Sul rumava para o Espaço Sideral. O Tenente Coronel Marcos César Pontes embarcou na Missão Centenário no Cazaquistão, em Junho de 2006.

A bordo da nave russa Souyz Pontes tinha como missão a realização de tarefas de manutenção da Estação Espacial Internacional e também realizar experimentos científicos acordados entre a Agência Espacial Brasileira, NASA e a Agência Espacial Russa.

A Missão Centenário celebrou os 100 anos do primeiro voo tripulado de uma aeronave realizado em 1906 em Paris por Santos Dumont que mereceu uma homenagem em tempo real direto da ISS e o lançamento de selo postal comemorativo e medalha personalizada.

O Brasil e o Investimento em Ciência e Setor Aeroespacial

"-O investimento realizado pelo Brasil foi simbólico se comparado com missões espaciais similares e também mediante os resultados alcançados em termos de representação internacional, acordos bilaterais e no desenvolvimento de uma cadeira industrial que proporcionou ao Brasil atuar com solidez e crescimento no setor aeroespacial. As recentes missões brasileiras em 2017 e seu protagonismo em nosso continente reforçam a importância da Missão Centenário como percussora de um virtuoso segmento que anseia por mais reconhecimento, recursos e agenda estratégica de nação." -relatou Marcos Pontes em mensagem enviada por e-mail.

Após completar de maneira bem sucedida a missão, Marcos Pontes retornou do Espaço criou uma fundação com o objetivo de inspirar as novas gerações para as carreiras estratégicas para o país como a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Organização das Nações Unidas o nomeou Embaixador para o Desenvolvimento Industrial, levando em seus encontros temas como a Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Social para suas palestras e agenda institucional no Brasil e pelo mundo.

Memória

Missão Centenário nasceu de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), #Nasa e a Agência Espacial Russa em Outubro de 2005. O principal objetivo deste tratado seria enviar o primeiro brasileiro ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes.

Marcos realizou oito experimentos científicos na Estação Internacional Espacial que foram programados por faculdades federais e estaduais, agências estatais e de projetos escolhidos em escolas públicas, que se tornaram objetos de estudos e teses para cientistas e pesquisadores do Brasil. Entre eles merece destaque sobre Danos e reparos do DNA na microgravidade, Minitubos de calor e a Germinação de sementes em microgravidade. #Astronomia


Fonte: Site Blastingnews - http://br.blastingnews.com

Comentários