Encontro de Países no Brasil Discute Criação de Centro de Pesquisas no Oceano Atlântico

Olá leitor!

Segue agora uma nota postada ontem (17/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) destacando que Encontro de países no Brasil discute criação de Centro de Pesquisas no Oceano Atlântico.

Duda Falcão

Encontro de Países no Brasil Discute Criação
de Centro de Pesquisas no Oceano Atlântico

Por Ascom do MCTIC
Publicado 17/11/2017 - 11h10
Última modificação 17/11/2017 - 11h12

Foto: Ascom/MCTIC

A 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas será aberta nesta segunda-feira (20), às 9h, em Florianópolis (SC), com a presença de ministros e representantes de 11 países. No encontro, será discutida a criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center), iniciativa liderada pelo governo de Portugal para utilizar o posicionamento estratégico do arquipélago de Açores nas pesquisas sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, espaço e ciências de dados no Oceano Atlântico.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o encontro servirá para mostrar que a ciência, transversal e representando as mais diversas possibilidades voltadas à preservação, tem papel fundamental para sustentar nosso progresso. “De uma forma geral, a cooperação internacional efetiva e a articulação de forças entre os diferentes países, a circulação de experiências e conhecimento são benefícios da civilização e algo que deve ser ressaltado. Vamos trabalhar juntos, somar nossos potenciais e empreender esforços em busca do conhecimento e do desenvolvimento científico”, disse o ministro brasileiro.

Recentemente, a União Europeia lançou edital no valor de 33 milhões de euros para financiar pesquisas no Oceano Atlântico. A chamada, lançada no âmbito do programa Horizon 2020 e na esteira da assinatura de tratado de cooperação científica firmado entre Brasil, União Europeia e África do Sul, contempla, inclusive pesquisadores brasileiros.

Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Portugal, Espanha, Uruguai e Comunidade Europeia enviarão representantes para a reunião em Florianópolis. Além do ministro Kassab, participam os ministros de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor; dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Victor Marzari; de Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonaya Onu; e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola, Maria do Rosário Bragança Sambo; e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

AIR Center

O objetivo do encontro é construir uma organização científica internacional, sediada nos Açores, abarcando uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação de diversos países para promoção de uma abordagem integradora do conhecimento em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento, a autonomia e a soberania. Além da localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa tem infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca.

A expectativa é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.  A parceria com Portugal em pesquisa espacial e oceânica, envolvendo o AIR Center, pode mudar o rumo da ciência feita no Oceano Atlântico.

No evento, será assinado memorando de entendimento que fortalece a cooperação para implementação do AIR Center. Trata-se de importante avanço em relação ao acordo celebrado em julho de 2017, quando o ministro Gilberto Kassab participou, em Portugal, da conferência “Uma nova era de iluminismo azul”, voltada ao fomento da cooperação em pesquisas oceânicas. Na ocasião, foi assinada a Declaração de Belém, um tratado de cooperação científica assinado por Brasil, Portugal e África do Sul.

A construção do AIR Center foi proposta pelo governo português durante a 1ª Reunião da Subcomissão de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Portugal, realizada em junho de 2016 e liderada, do lado brasileiro, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson de Andrade. Na ocasião, a delegação portuguesa manifestou grande interesse pela cooperação no Atlântico, ressaltando a oportunidade de aproveitar estruturas científicas já existentes para o desenvolvimento de uma plataforma de pesquisa internacional.

Serviço

2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas – AIR Center
Abertura: 20/11 às 9h no Salão São Miguel
Local: Costão do Santinho Resort, Golf & Spa
Cidade: Florianópolis (SC)
Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do MCTIC


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: É Sério??? Será que os Portugueses estão vivendo no mundo da Lua? Vocês ainda não sabem como os governos populistas de merda tratam a Ciência e Tecnologia deste país de mentira??? Está em todos os jornais, sites e meios de comunicação, é só prestar atenção. Enfim... quem procura, acha. Ou devo entender que não existe a menor seriedade e responsabilidade dos lusitanos com esta iniciativa?

Comentários