COBRUF Rockets 2017 - Associação COBRUF Lança Com Sucesso Foguete FP2 Realizando Missão Completa

Olá leitor!

É com muita satisfação e alegria (apesar de não ter sido informado Emerson) que informo o lançamento bem sucedido do “Foguete-Padrão 2 (FP2)” da Associação COBRUF, bem como também o teste bem sucedido da “Base Lançadora da COBRUF”, ambos desenvolvidos por 16 grupos aeroespaciais universitários brasileiros, através da “Cooperação Tecnológica Nacional da COBRUF”, que talvez seja hoje a maior cooperação universitária do gênero em todo o mundo. (veja no vídeo abaixo)

Créditos do vídeo: Renan Nunes - Associaçāo COBRUF/ R&R Imagens Aéreas

O bem sucedido lançamento do FP2 e de sua Base de Lançamento ocorreu no dia 30 passado, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), durante a realização das atividades da “COBRUF Rockets 2017”. O evento realizado de 25 a 30/09 contou também com o bem sucedido lançamento do Foguete IMPERIUS, este fruto de uma parceria que envolveu a “Equipe Minerva” da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a “Equipe do Projeto Júpiter” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que competiram na modalidade Lançamento, Voo e Captura da COBRUF Rockets 2017.

Vale aqui ressaltar que o lançamento do FP2 envolveu uma missão completa, pois transportou abordo um experimento da “Missão Lunar Brasileira Garatéa-L, e um experimento dos vencedores da Space Camp Brasil, em parceria com a Associação COBRUF.

Segundo informação postada na página oficial da Associação COBRUF no Facebook, estas missões, distintas entre si, seguiram os moldes profissionais de operação utilizados no CLBI e foram separadas por minutos entre si, um feito reservado a poucos centros de lançamento no mundo, conquistado graças à excelência da parceria entre a Associação COBRUF e o CLBI/DCTA.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a Associação COBRUF pelo sucesso alcançado e em especial ao jovem Emersson Nascimento (presidente desta Associação) pela sua dedicação e perseverança, parabéns Emerson, você e "Gente Que Faz".

Veja pelo link abaixo as equipes que participaram do desenvolvimento deste foguete e da base lançadora: https://blog.cobruf.com.br/cooperacao-tecnologica-nacional-… e também algumas fotos dos 6 dias do evento.

Duda Falcão

O início de um sonho.
Apresentação do Briefing Operacional do Centro aos participantes.
Equipe Rocket UTFPR CP inaugurando as operações
de minifoguetes avançados do evento.
As equipes participando de uma dinâmica de integração,
em formato de mesa redonda.
A integrante da equipe ITA-TOPUS apresentando para plateia
e jurados um minisatélite desenvolvido para o evento.
A equipe Capital-Sky apresentando aos participantes o
tanque de oxidante do seu foguete de propulsão híbrida
desenvolvido para o evento.
Integrantes das Equipes participantes em
visita técnica pelas instalações do CLBI.

Comentários