domingo, 17 de setembro de 2017

OBA Realiza em Outubro a MOBFOG Com a Participação da Equipe Daedalus da UFABC

Olá leitor!

No mês de outubro será realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - http://www.oba.org.br), creio eu na bela cidade serrana de Barra do Piraí-RJ, três jornadas de foguetes que fazem parte das atividades anuais da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), onde equipes formadas por alunos e seus orientadores do ensino fundamental e médio de todo o país participam de palestras e também de lançamentos de foguetes de garrafa PET.

Segundo fui informado leitor, a mais nova equipe de fogueteiros da Universidade Federal do ABC (UFABC), ou seja, a “Daedalus Rocket Systems” foi convidada pela organização da MOBFOG, e participará do evento lançando a uma altitude de até 500 m um foguete exibição, tendo curiosamente a abordo (como carga útil) um ovo. O objetivo desta missão será recuperar o ovo sem que ele quebre.

Outro fato curioso sobre esta missão está relacionado com o seu projeto, já que o foguete a ser lançado pela Daedalus utilizará ‘empenas na forma de tubo’, uma tecnologia que já vem sendo utilizada.

O leitor que tiver interesse em conhecer melhor essa tecnologia pode obter maiores informações através da edição do informativo em inglês “Peak of Flight – Newsletter” que aborda este tema pelo link: https://apogeerockets.com/education/downloads/Newsletter335.pdf

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário