Portas Abertas: INPE Recebe Inscrições

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (26/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que em comemoração a seus 56 anos de atividades, o instituto abrirá suas portas na manhã de 5 de agosto (sábado).

Duda Falcão

Portas Abertas: INPE Recebe Inscrições

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Em comemoração a seus 56 anos de atividades, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abrirá suas portas na manhã de 5 de agosto (sábado). Os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das principais instalações tecnológicas de São José dos Campos (SP), como o laboratório de integração e testes de satélites, o centro de rastreio e o local onde fenômenos solares são monitorados.

Os interessados em participar devem realizar inscrições, até o dia 3 de agosto, pelo email centro.visitantes@inpe.br. Na mensagem, sob o assunto “Portas Abertas”, devem ser informados “nome completo” e “RG”, além da indicação de horário de preferência: 9h00 ou 10h30.

O INPE receberá 120 pessoas, que estarão divididas em grupos de 30 visitantes nos horários disponíveis. O número é limitado devido às especificidades dos laboratórios e busca proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

A visita contempla o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. É um dos mais completos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do mundo e, também, desenvolve projetos com indústrias brasileiras para qualificação de seus produtos, subsistemas e componentes.

No LIT, estão sendo realizadas atividades para o lançamento do CBERS-4A, satélite desenvolvido em parceria com a China, e do Amazonia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Também faz parte do roteiro o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras.

Os visitantes conhecerão ainda as instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (Embrace), que acompanha a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas, bem como fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, por exemplo.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários